sábado, 26 de novembro de 2011

BOAS MANEIRAS NA CASA DE DEUS - final

No final da série das partes do corpo, as crianças podem montar um caderno com atividades referentes as lições, apresenta as figuras :

 
 



Depois as crianças vão colorir:


 
 
 


BOAS MANEIRAS NA CASA DE DEUS - Lição 5

OS OUVIDOS


Os ouvidos de Juca (mostre o ouvido triste) andam tão distantes! Apesar de estar na igreja ele (mostre o rosto triste) não ouve as orações que são feitas, não presta atenção nos avisos nem no texto a ser lido; e quando um hino é anunciado, ele não ouve. Por isso, Juca sempre interrompe as pessoas que estão a seu lado para perguntar alguma coisa. Juca não tem educado seus ouvidos para ouvirem a voz de Deus e quando o inimigo sopra alguma mentira ele acredita. Por exemplo, o inimigo diz: “Você é um menino muito ocupado e precisa descansar; para que ler a Bíblia em casa, antes de dormir?” Assim, Juca não ouve a Palavra de Deus na igreja e nem em sua casa. É por isso que ele vive triste e desanimado.
Zeca é diferente (mostre o rosto alegre). Ele gosta das orações na igreja. Nem sempre ele entende as palavras que os adultos usam quando oram, mas ele sabe que Deus entende e está ouvindo (mostre o ouvido alegre). Zeca acompanha tudo na casa de Deus porque ama ao Senhor e quer conhecê-lo melhor. Assim, Zeca abre com cuidado sua Bíblia, acompanha a leitura. e presta atenção ao que está sendo ensinado. Ele sabe que Deus fala com as pessoas através da Bíblia e também dos pastores e professores. Zeca já aprendeu que o inimigo quer nos enganar com suas sugestões. Por isso, Zeca separa tempo para ler a Bíblia tem casa todos os dias.

Uma das histórias bíblicas favoritas de Zeca está em I Sm 1:1-14 que Deus falou com o menino Samuel. Crianças, a Bíblia é a palavra de Deus e quando nós a lemos com atenção Deus fala conosco. Vamos aprender um versículo que contém a palavra de Samuel “Fala, Senhor, porque o teu servo ouve”- I Sm 3:9

Como podemos ter boas maneiras com nossos ouvidos na Casa de Deus? Descobrimos que nossos ouvidos devem OUVIR A PALAVRA DE DEUS (mostre o cartaz) em qualquer lugar, mas principalmente na igreja. Assim estamos glorificando a Deus.

Boas maneiras na casa de Deus - lição 4

A BOCA


As Boas Maneiras que estamos aprendendo ajudam a termos um comportamento que agrada a Deus em Sua casa, mas em qualquer lugar onde se reúne o povo de Deus elas são recomendáveis. Muitas crianças vêm à casa de Deus, mas estão desagradando ao Senhor com seu comportamento.

A boca é uma parte do corpo que muito desagrada a Deus ao invés de glorificá-lO. Com ela nós mentimos, falamos palavrão, fofoca, etc.

Juca (mostre o rosto triste) tem ouvido algumas sugestões do inimigo e, infelizmente, tem dado atenção a elas. Satanás não gosta que agrademos ao Senhor.  Juca (mostre a boca triste) ainda não aprendeu a controlar sua boca na Casa de Deus e fala alto quando deveria ficar calado. Na hora de cantar ele se atrapalha com o hinário e depois diz: “Não conheço este hino; não vou cantar.” Pega então uma caneta e começa a desenhar.

Zeca (mostre o rosto alegre) gosta muito de cantar (mostre a boca alegre), principalmente os hinos que falam sobre Deus, como Ele é Santo, Justo e Amoroso, e sobre o salvador Jesus que deu Sua vidapara nos salvar. Zeca sabe que Deus é Santo e nós pecadores. Através de Jesus Cristo podemos nos aproximar do Senhor e louvá-lo.

Com a boca, Zeca também pode orar em voz alta. Pode ainda falar de Jesus para seus coleguinhas.Assim, com sua boca,ele pode glorificar Deus.

O que você descobriu com Juca e Zeca? Sim, que a nossa boca é parte do corpo que foi comprado para glorificar a Deus. A boca que costuma CANTAR LOUVORES A DEUS (coloque o cartaz) esta agradando ao Senhor. O versículo é: “... o seu louvor está sempre nos meus lábios” Salmos 34:1b.

Como tem sido o seu comportamento na Casa de Deus? Eu não posso ver o que vocês fazem na igreja. Sou humano e só posso estar em um único lugar cada vez. Mas Deus está em todo o lugar e vê tudo. É Deus quem lhe dá todas as coisas, como vida e saúde. Ele ficará muito contente com suas BOAS MANEIRAS em Sua casa. Você ama ao Senhor? Quer agrada-lhe? Então repita essas BOAS MANEIRAS só para você e observe como se comporta na igreja. Lembre-se de que Jesus está sempre com você que já O aceitou com salvador. Peça-lhe que o ajude a viver para glorificá-lO.



Mas se você ainda não O convidou para entrar na sua vida, para perdoar seu pecado, Jesus está esperando que você o convie hoje memso. (continue o convite para a criança não salva, dando-lhe oportunidade para receber Jesus como Salvador). (Terminar com uma oração.)


(Mas volte sempre a este assunto, professor, pois somente com a repetição é que as crianças assimilarão as idéias. Observe o comportamento de seus alunos na Casa De Deus, seja durante a aula ou nos cultos.

sábado, 19 de novembro de 2011

Lição 3 - BOAS MANEIRAS NA CASA DE DEUS

 OS OLHOS 
Juca (mostre o rosto triste) fica tão desatento na Casa de Deus que não ouve o Pastor dizer que é tempo de todos orarem. Seus olhos ficam abertos, observando as flores no vaso, a cor da camisa do Sr. Pedro, e finalmente vê que todos estão de olhos fechados (mostre o olho triste). Ele sabe que isso significa que é hora da oração, mas nem se importa e ainda pensa:

- Que oração mais comprida! Não acaba nunca!

Juca resolve então ver uma revistinha dentro da igreja e bem na hora do culto.

Zeca, entretanto, (vire para o rosto alegre) está de olhos fechados acompanhando a oração e no final diz: “Amém”, porque ele acompanha todas as palavras. Zeca sabe que orar é falar com Deus. Sabe também que fechamos os olhos (mostre o olho alegre) para pensar em Deus sem nos distrairmos olhando para as outras coisas, e para prestarmos atenção nas palavras que estão sendo ditas.

Podemos orar em qualquer lugar pois Deus, que é espírito, está em toda parte e pode nos ouvir. Mas na igreja oramos de um modo especial. Imagine você indo na casa de alguém e voltando para sua casa sem ter falado com aquela pessoa? Pois é assim que Juca tem feito e muitas crianças fazem.

Descobrimos agora outra maneira de mostrar boas maneiras na Casa de Deus. Descobrimos que a Casa de Deus é um lugar de oração. E para orar pensando realmente em Deus, devemos FECHAR OS OLHOS NA ORAÇÃO (colocar o cartaz).

O versículo nos diz que Deus vê tudo e ouve as nossas orações ou súplicas. Vamos abrir as nossas Bíblias em I Pe 3:12 'Porque os olhos do Senhor Deus repousa sobre os justos' e ler atentamente. (Professor, oriente seus alunos a lerem e entenderem o versículo). Vamos decorar este versículo e, quando você estiver orando e sentir vontade de abrir os olhos ou pensar em outro assunto, repita o versículo; estou certo de que você terá vitória e boas maneiras na igreja.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Aprendendo com as famílias da Bíblia- Lição 6

UMA FAMÍLIA HOSPITALEIRA
Base Bíblica: 2 Reis 4.8-37
Objetivo: As crianças aprenderão a receber bem as visitas

Um dia Eliseu foi até a cidade de Suném, onde morava uma mulher rica. Ela o convidou para uma refeição, e daí em diante, sempre que ia a Suném, Eliseu tomava as suas refeições na casa dela.






Ela disse ao seu marido: — Tenho a certeza de que esse homem que vem sempre aqui é um santo homem de Deus. Vamos construir um quarto pequeno na parte de cima da casa e vamos pôr ali uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina. E assim, quando ele vier nos visitar, poderá ficar lá.





Um dia Eliseu voltou a Suném e subiu ao seu quarto para descansar. Ele disse a Geazi, o seu empregado, que fosse chamar a dona da casa. Quando ela chegou, Eliseu disse a Geazi: — Pergunte o que eu posso fazer por ela para pagar todo o trabalho que ela tem tido, cuidando de nós. Talvez ela queira que eu vá falar em favor dela com o rei ou com o comandante do exército. Mas a mulher respondeu: — Eu tenho tudo o que preciso aqui, no meio do meu povo.



Eliseu perguntou a Geazi: — Então o que posso fazer por ela? Ele disse: — Bem, a mulher não tem filhos, e o marido dela é velho. — Diga a ela que venha aqui! — ordenou Eliseu. Ele a chamou, e ela foi e ficou na porta. Então Eliseu disse: — No ano que vem, por este tempo, você carregará um filho no colo! E como Eliseu tinha dito, no ano seguinte, no tempo marcado, ela deu à luz um filho.







Aplicação: É muito bom quando recebemos ajuda e auxilio das pessoas não é mesmo? Mas também é muito bom quando podemos de alguma forma servir aos outros com o talento que Deus nos deu. Sempre que você tiver oportunidade, ajude as pessoas que estão em sua volta, porque dessa forma você serve e honra a Deus!





sábado, 12 de novembro de 2011

Lição 6 - Aprendendo com as famílias da Bíblia

Lição 6 - O FILHO QUE DESOBEDECEU - SANSÃO

Base Bíblica: Êxodo 20.12/ Josué 24.15 / Juízes 13.1- 16.31
Objetivo: As crianças entenderão que devem sempre obedecer a Deus e aos pais.

Figuras retiradas do blog:   igrejamana.com
 Se tiveres alguma pergunta ou comentário,manda um e-mail para: webmaster@igrejamana.com




 
 

 

lição 2 - Boas maneiras na casa de Deus

AS MÃOS

2- MÃOS - Juca (mostre o visual com rosto triste)chega atrasado para o culto e sentou-se perto de Zeca, que segurava a Bíblia aberta enquanto a leitura estava sendo feita. Juca quis saber onde estavam lendo e abriu sua Bíblia. Mas onde ficava o livro de Daniel? - pensava enquanto mexia rapidamente nas folhas. Juca não achou o texto e resolveu passar o tempo folheando a Bíblia, ele gostava de ter as mãos ocupadas (mostre a mão triste). Na verdade aquela Bíblia não pertencia a Juca; era da igreja, e como Juca sempre esquecia de trazer a dele, pegava as que ficavam para os visitantes. Juca mexia nas folhas de um jeito que fazia “orelhas” nas páginas.



Zeca (vire o visual para o rosto alegre) terminou de ler sua Bíblia e fechou-a com cuidado. Ao seu lado, Juca continuava procurando, pois não tinha prestado atenção e cnão sabia o que era pra fazer. Enquanto todos começam a cantar, Juca interrompe Zeca para saber livro que tinham lido da Bíblia.

Chegou a hora do ofertório e Juca (vire o visual para o rosto triste) fez um barulhão com as moedas que tinha trazido. Parecia que ele desejava que todos soubessem que tinha dinheiro em suas mãos.


Zeca (vire o visual para o rosto alegre) sabia que entregar a oferta durante o culto era parte da adoração ao Senhor. Zeca reconhecia que Deus era o Senhor Todo poderoso, dono de tudo; a oferta era uma demonstração de seu amor para Deus e não uma amostra para os outros (mostrar a mão alegre) e por isso Zeca colocava sua oferta com cuidado. Suas mãos estavam sempre prontas para glorificar ao senhor e isto envolvia ajudar aos outros na igreja, em casa, na escola, em qualquer lugar.

O que aprendemos com Zeca e Juca? Que podemos glorificar a Deus com nossas mãos. De que maneira podemos mostrar boas maneiras na Casa de Deus com nossas mãos? (colocar o cartaz FOLHEAR CUIDADOSAMENTE A BÍBLIA e SEGURAR CUIDADOSAMENTE A OFERTA).
 
Versículo para decorar e apresentar as crianças:
“...que as minhas mãos levantadas sejam como oferta da tarde!” Salmos 141.2b












ATIVIDADE:
Fazer o contorno das mãos , colorir, recortar e colar o versículo atrás, ou completar o desnho abaixo e colorir.

Lições especiais : BOAS MANEIRAS NA CASA DE DEUS

Lição especial em comemoração aos 3 anos da 
 "COMUNIDADE DA ESPERANÇA"

BOAS MANEIRAS NA CASA DE DEUS

Cântico para cantar com as crianças
















Todos nós, os cristãos, precisamos de orientação sobre como nos comportar na Casa de Deus.

Esta lição sugere um versículo central e outros relacionados com cada verdade apresentada. Assim, você pode visualizar
"Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo" (1 Co 6:20). Deixe-o fixado para ser lembrado em cada aula. Prepare-se em oração para ensinar esta lição e estimule seus alunos na memorização dos versículos e das Boas Maneiras.A lição está dividida em 5 partes, uma por semana.

LIÇÃO 1


Zeca e Juca são dois meninos que freqüentam a igreja todos os domingos e até as reuniões semanais. Zeca é um menino comportado que ajuda as criança salvas a terem um bom comportamento na casa de Deus. Juca representa as crianças que, mesmo tendo recebido a Jesus como salvador, demonstram péssimo comportamento na igreja.

Vamos aprender com o Zeca (mostre o rosto alegre) e também com o Juca (vire, mostrarndo o rosto triste) como podemos ter BOAS MANEIRAS NA CASA DE DEUS (coloque este letreiro), e assim glorificar a Deus com nosso corpo.






1- PÉS - Juca está apressado. Ele se atrasou para chegar à igreja, e ainda quis beber água antes de entrar na classe. Juca está se lembrando da campanha de pontualidade e quer chegar a tempo; por isso, acaba correndo pelos corredores, pensando que é a única pessoa no prédio. Desta forma Juca quase derruba uma criança pequena e assusta os mais idosos.

Zeca já está no culto. Ele procura chegar a tempo de ir ao banheiro e beber água para não sair durante o culto. Zeca sabe que o culto é importante para a sua vida e por isso vem calmamente para a igreja. Zeca é um bom corredor, mas deixa sua corrida para a pista de atletismo da escola e para a hora do futebol.
Correr é bom, crianças, mas deve ser no lugar certo. Na igreja, a casa de Deus, os nossos pés devem andar silenciosamente. Vamos aprender Ec 5:1 (Professor, oriente seus alunos na leitura deste versículo: uma vez você, outra vez todos, depois só os meninos, seguidos das meninas e assim por diante).

O que significa este versículo? Como podemos glorificar a Deus com o nosso corpo? (Incentive seus alunos a participarem dando a respostas que é: Andar na casa de Deus). Isso mesmo, descobrimos que a casa de Deus é lugar para os nossos pés andarem silenciosamente. (colocar o cartaz ANDAR COM CUIDADO NA CASA DE DEUS.

De que outra maneira podemos mostrar boas baneiras na Casa de Deus? (colocar o cartaz SER PONTUAL). Descobrimos com o Zeca que ser pontual, quer dizer, chegar a tempo pra tudo, é outra maneira de glorificar a Deus. Zeca também se prepara para não precisar sair durante a aula, para não atrapalhar a professora ou desviar a atenção das crianças. Podemos pensar então em outra forma de agir com boas maneiras na Casa de Deus. Você saberia dizer? (colocar o cartaz ENTRAR E SAIR NA HORA CERTA)

Nossos pés podem glorificar a Deus de várias formas. Observe Juca novamente (mostre o pé triste). Juca diz: - Corri tanto! Estou tão cansado! Vou descansar meus pés no banco.

Juca colocou os pés no banco à frente do seu. Acabou sujando e arranhando a madeira, estragando a pintura nova. Juca sabia que aqueles bancos eram para todos se sentarem e nunca para colocar os pés, mesmo se eles não sujassem ou arranhassem. Juca é muito descuidado e com seus pés esta destruindo ao invés de cuidar da casa de Deus.

Zeca, entretanto, (mostre o pé alegre) é cuidadoso na casa de Deus. Ele ajuda a professora a colocar as coisa no lugar, recolhe o lixo espalhados e, durante a aula, procura se sentar direito, com os pés no chão, para não atrapalhar ninguém. Ele sabe que os móveis da igreja pertencem ao Senhor e são as pessoas (jovens, adultos e crianças) que devem ser cuidadosos com tudo. Há pessoas escaladas para tocarem os instrumentos, mexerem no som e Zeca fica só olhando o trabalho de cada um. Quando crescer e souber, ele também poderá ajudar.

Zeca fica tão atento ao programa da igreja, seja na escola Dominical ou no culto, que nem vê o tempo passar. Ele gosta de estar na casa de Deus, (mostre novamente o pé triste) mas o Juca...! Nunca está contente. Mexe-se no banco, sai do lugar, até parece que tem formigas incomodando seus pés.

Versículo para decorar e apresentar para as crianças e, como ATIVIDADE , cada criança fará o contorno do seu"pé", vai colorir, recortar  e colar o versículo no verso


sábado, 5 de novembro de 2011

Aprendendo com as famílias da Bíblia- Lição 5

O PERDÃO NA FAMÍLIA

Base bíblica: Josué 24.15 ; Juízes 11.1-24; Colossenses 3.13; Efésios 4.32
Objetivo: As crianças entenderão o perdão no relacionamento familiar

Jefté




Aprendendo com as famílias da Bíblia- Lição 4

IRMÃOS COMPANHEIROS

Base Bíblica: Êxodo 2. 1-10 / cap.3e4, 6.1-13; 7.1-13/ Josué 24.15; Salmo 133.1-3

Objetivo: as crianças entenderão que devemos ser companheiros e sempre ajudar oas irmãos

 Sugestões:
Bonecos feitos com caixa de leite







Dedoches


Para meditar

Para meditar
"Os Teus ensinos são... mais doces que o mel"Sl.19.10

Louve!!

Louve!!
Está respirando??? Então...Louve.louve!!!

SEMEANDO

SEMEANDO
Pense nisso!!

Para meditar

Para meditar
Confiança

Tempo de oração

Tempo de oração
toda 2ªfeira das 7:00-8:00h pelos nossos Ministérios Hope Kids e Days of Joy