segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Culto de Ação de Graças


A Festa dos Tabernáculos (“Dia de Ação de Graças”)

Agradeçam a Deus por todas as coisas!
Levítico 23.40-43; Salmo 35.18; 69.30; 1 Tessalonicenses 5.18

Na apresentação desta história bíblica sobre a Festa dos Tabernáculos (ou Tendas), as crianças irão celebrar dentro de uma barraca montada no espaço reservado para elas.
Elas se sentarão dentro da tenda para se divertir na festa e descobrir como o povo de Deus agradecia por seus cuidados, e como podemos demonstrar-lhe nossa gratidão hoje em dia. Montar uma mesa com vários tipos de grãos, pão de cereais, mel, barrinha de cerais, arroz, feijão, milho tudo em grãos. 
Servir pão, onde as crianças passarão mel, usando colheres de plástico, ou distribuir saquinhos de melzinho.

Reúna as crianças dentro da tenda e diga: Bem-vindos ! Hoje temos uma festa especial onde vamos comemorar e aprender. É chamada de Festa dos Tabernáculos ou Tendas. Era uma das festas favoritas do povo de Deus na época do Antigo Testamento. Essa festa foi ordenada por Deus como uma das maneiras do povo agradecer-Lhe pelas bençãos recebidas na época da colheita. Lembre-se de que naquela época não existiam supermercados nem armazéns onde pessoas pudessem comprar mantimentos, elas tinham que trabalhar duro plantando e colhendo o que precisavam para comer. As pessoas dependiam da graça e cuidado de Deus, que lhes dava o alimento necessário para viver. Vamos entrar em nossa tenda e aprender um pouco mais sobre essa festa especial, e compartilhar bons momentos, amigos, comida boa e muita gratidão a Deus!
Ajude as crianças a se acomodarem na barraca. Você pode colocá-las sentadas em círculo. Depois que todos estiverem acomodados, diga: Deus chamou Moisés e lhe deu instruções para organizar a Festa dos Tabernáculos ou das Tendas. O Senhor disse que as pessoas deveriam comemorar com uma festa de gratidão durante sete dias. Nesse período, deveriam morar em barracas para se lembrarem da época que Deus tirou seu povo da escravidão do Egito e do tempo em que moraram em barracas no deserto. Deus queria que seu povo se lembrasse das bençãos recebidas e comemorasse com uma festa de gratidão.

Distribua pratinhos de papel e as colheres/ melzinho. As pessoas gostavam muito dessa festa porque não precisavam trabalhar e podiam passar o tempo agradecendo a Deus e participando da comemoração toda! Deus disse que todos deveriam trazer frutas como tâmaras para comer. As pessoas louvavam e agradeciam a Deus pelas frutas suculentas que Ele lhes dava para comer durante o ano inteiro.

 Distribua também passas e frutas secas. As pessoas também se serviam de grãos e pão. Agradeciam a Deus pela alimentação básica diária. Sirva a aveia e o pão. Faça cada criança pegar uma fatia de pão e uma colherada de cereal.  Eles também colhiam mel e agradeciam a Deus porque se lembravam da sua doce bondade. Passe os saquinhos de mel para que cada criança pegue um para colocar no pão ou
“chupar”
PARA SEMPRE NA MEMÓRIA

Quando as crianças estiverem quase terminando, leia Levítico 23.40-43 em voz alta.
Diga: Há muito tempo, Deus deu instruções bem específicas sobre como seu povo deveria lhe mostrar gratidão.
O que você acha que Deus sente quando lhe damos graças?
De que forma podemos demonstrar nossa gratidão a Deus por suas bençãos?

Momento de louvar :Sugestão de cântico: Te Agradeço (diante do Trono )

Mensagem: A Festa dos Tabernáculos era muito bonita e alegre. As pessoas se lembravam e agradeciam a Deus por todo o cuidado com elas no tempo em que moravam no deserto.

Deus não deixou lhes faltar nada!

E você, sempre agradece por cada uma das bênçãos que Deus tem lhe dado? Bênçãos são presentes de Deus.
Hoje veremos alguns dos presentes que Deus nos dá. E devemos sempre ter coração agradecido a Ele por Seu cuidado e amor, demonstrando durante todos os dias e das mais diversas maneiras
Material: Traga 7 caixas embrulhadas para presente, de preferência deixe cada criança abrir os presentes.
1º Presente (uma caixa onde há frutas, ou figuras de frutas)

Somos agradecidos ao Senhor pelas frutas deliciosas que comemos neste ano. Sabemos que são parte dos presentes que Deus nos tem dado e que nos ajudam a crescer fortes e com saúde. Para que elas estivessem aqui foi preciso chuva e sol, e Deus fez tudo certinho para o nosso sustento. Vamos agradecer pelas frutas? (Peça a uma criança que faça esta oração)


2º Presente (uma caixa onde estão pães e biscoitos, ou figuras de pão e biscoito)

Somos agradecidos ao Senhor porque não nos falta o pão de cada dia. Agrademos porque tem dado saúde aos nossos pais, para que trabalhem e nos tragam o alimento de cada dia. Precisamos pedir que esse pão nunca falte e que possamos ser sempre agradecidos por ele. Vamos agradecer agora? (outra criança deve orar)
3º Presente (uma caixa onde estão as flores ou uma figura de uma criança olhando flores)

Deus fez as flores para enfeitar e alegrar o mundo. Devemos agradecer a Deus por elas, e não estragá-las, pisando, arrancando. Pelo contrário, precisamos cuidar da natureza que Deus fez, como por exemplo: colocando água nas plantinhas, tirando os matinhos, etc. (Aplique conforme a idade e realidade das crianças. Se desejar, explique sobe a importância das plantas na fotossíntese e a produção de nutrientes para os pássaros e insetos.) (Faça uma oração com outra criança)

4º Presente (uma caixa onde está a figura da família ou, se preferir, uma foto de sua família)
Um dos tesouros mais preciosos que temos recebido de Deus é a nossa família. Precisamos agradecer pelo nosso pai, nossa mãe, nossos irmãos, avós, tios, primos. Cada um é uma benção especial de Deus para nós, mesmo aqueles que talvez “peguem no nosso pé”. Além de sermos agradecidos a Deus por eles, precisamos também pedir que Deus mantenha a nossa família unida e amiga dEle. (Oração e pode louvar: “Juntos no lar” ou Rap da família)

5° Presente (uma caixa onde está a figura de um templo ou, uma foto do templo que as 
crianças frequentam)

A nossa igreja tem nos ajudado muito a conhecer o amor de Deus através de Jesus, e tem nos ajudado a amar mais o nosso próximo. Podemos louvar a Deus pelo Culto, por nossa Escola Dominical, pelas atividades com as crianças: acampamentos, piquenique, passeios, pelos professores e pelos pastores de nossa igreja. Deus tem sustentado a nossa igreja e o trabalho que é feito com as crianças (Oração de louvor por esse motivo)
6º Presente (uma caixa onde está a Bíblia)


Devemos agradecer a Deus porque a Bíblia existe. Nela está escrito que Deus quer falar com a gente. A Bíblia nos ensina, nos ajuda em tudo que fazemos. E há lindas histórias! (Outra criança orando pela Bíblia)






7º Presente (uma caixa onde está a figura de uma cruz e de um túmulo vazio. Esta caixa deve ser a maior e mais bonita)



O melhor e o maior presente que recebemos de Deus é Cristo Jesus. Você se lembra o que Jesus falou na Festa dos Tabernáculos? Ele é a água que mata a nossa sede de Deus, pois através Dele nos aproximamos de Deus, e a luz que nos mostra como viver para agradar a Deus.

Você já recebeu o melhor presente de Deus? (Professor, apresente o plano da salvação e faça o convite)
E você, que já aceitou a Jesus como Salvador, agradeça sempre a Deus pela salvação em Cristo Jesus. (Oração)



Conclusão
Quero agora fazer um desafio a vocês. Lembre-se de agradecer a Deus (Cl 3:15b) todos os dias pela natureza, pela comida, pela roupa, pela igreja, pela família, pelos amigos, pela Bíblia e, principalmente pela salvação em Cristo Jesus. Agradeça pelo novo dia, quando você acordar, pela sua família, quando for dormir, pala comida, antes das refeições, e cada vez que você ver algo bonito que Deus fez. Ore assim: “Senhor, muito obrigado (a) pelo... em nome de Jesus. Amém”. Simples, não é? Mas Deus fica contente quando lembramos de agradecê-lo. A Bíblia diz “Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus” (I Ts 5:18) (Professor, se for necessários, repita esta oração usando vários motivos de agradecimento, ensinando, assim, a criança a orar)

Peça para as crianças citarem um jeito de agradecerem a Deus hoje por seu amor e ricas bençãos. Depois diga: Outro modo de agradecer a Deus é cantando. Vamos agradecer ao Senhor hoje e todos os dias porque podemos desfrutar de sua bondade, amor, ajuda e tantas bençãos!
Termine cantando “A,E,I,O,U Aleluia!!” (Cristina mel) ou outras canções alegres e conhecidas que louvam e agradecem a Deus.

Adaptação : http://blogtiale.blogspot.com.br/

4 comentários:

  1. lindoooooooooooooooooooo!!!! muito bom eu moro na suíça e vou transmetir todos as vezes que for trabalhar co mas crianças motivo pra agracecer, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Aplicaremos esse trabalho. Lindo! Fiz um semelhante ano passado e de repente encontro esse. As educadoras amarão e as crianças também.
    Grata,

    Ana Rosa Silva Cavalcanti

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pela ideia desse programa! Montamos uma tenda, dessas de praia, cobrimos as laterais com tecido, e montamos uma linda mesa com cereais, pães, mel e os presentes! As crianças amaram, e uma linda mensagem bíblica foi falada!!! Louvado seja Deus!!

    ResponderExcluir

Para meditar

Para meditar
"Os Teus ensinos são... mais doces que o mel"Sl.19.10

Louve!!

Louve!!
Está respirando??? Então...Louve.louve!!!

SEMEANDO

SEMEANDO
Pense nisso!!

Para meditar

Para meditar
Confiança

Tempo de oração

Tempo de oração
toda 2ªfeira das 7:00-8:00h pelos nossos Ministérios Hope Kids e Days of Joy