Série: Deus é Amor: 1 João 4:8 (1 e 1/2 - 2 anos)
Lição
1 – Deus me fez assim porque me ama
Texto Bíblico: “Deus é Amor – 1 João 4:8. Deve ser falado e lembrado durante a aula, sempre que
for possível.
- Brincar: Deixe que as crianças brinquem livremente
até que todas cheguem para a aula. 15’( 10h – 10h15 )
- Ideias para o
ensino: Para esta
aula, copie o molde abaixo, que traz um boneco com as partes do corpo
separadas para que a criança coloque no lugar certo.
Versículo: “Deus é amor” (1João 4.8)
Objetivo: Mostrar à criança que Deus a ama e foi Ele quem a
fez.
Material:
- Bíblia ilustrada para crianças
- Separe algumas figuras
da natureza para que a criança veja durante a lição;
- Providencie
para que a criança sinta o cheiro: pó de café, limão, maçã, sabonete
- Providencie para o lanche duas frutas para que a criança coma e sinta
o gosto.
- folha com a atividade, lápis para
colorir, giz de cera
Antes de
iniciar as atividades, faça uma breve oração e peça as crianças para repetir,
todos das mãos dadas.
Depois dê um
abraço bem carinhoso para cada um e peça para que eles façam o mesmo com as
outras crianças.
Louvor - Cante algum louvor onde as
crianças tenham a liberdade de gesticular e brincar. Que fale sobre a alegria
de louvar ao Senhor.Coloque um CD com músicas infantis.
Hora da Palavra
Sente com as
crianças no chão ou em cadeirinhas
formando meia lua pra falar o versículo e contar a história ou o ensino.
Ensinando o versículo: “Deus é amor – 1 João 4:8″. Na hora de falar o
versículo, geralmente antes da história e já sentados, pegue a Bíblia e coloque
o dedinho da criança no versículo e leia para ela.
Levar
um boneco para montar com as crianças (modelo)
Ensino: Mostre o boneco que trouxe sem olho, nariz, boca, ouvidos, mãos , pés.
Converse com a criança. Diga: Deus nos criou. Deus fez cada um de nós.
Deus nos ama muito e fez nossos olhos para vermos todas as coisas lindas que
Ele criou. (Mostre algumas figuras grandes da natureza). Com nossos olhos
podemos ver o papai, a mamãe e todas as coisas. Deus nos fez assim. Pergunte:
quem quer colocar o olho no lugar certo no rosto do boneco? Deixe que uma
criança coloque o olho no boneco. E o nosso olho, onde está? Aponte. Continue
dizendo que Deus nos ama tanto que fez nosso nariz para sentirmos todos os
cheiros e para respirarmos. Deixe que a criança sinta o cheiro do pó de café,
da maçã, do perfume, etc. Peça para uma criança colocar o nariz no boneco. Deus
nos ama tanto que fez também uma boca para podermos comer, cantar, falar.
Escolha uma criança para colocar a boca no boneco. Onde está nossa boca?
Aponte. Deus nos ama muito e fez nossos ouvidos para escutarmos todos os sons:
as vozes, os instrumentos, a mamãe falando, a professora ensinando, o
passarinho cantando, etc. Escolha outra criança para colocar os ouvidos no
boneco. Como é bom poder cantar, tocar um instrumento e ouvir, falar e o outro
escutar, comer coisas gostosas e sentir os perfumes. Deus é muito bom pra nós.
Deus nos fez assim porque nos ama. Repita o pensamento bíblico com as crianças:
“Deus é amor – 1 João 4:8″.
Ore: Obrigada, meu Deus, porque o Senhor nos ama e nos fez assim.
Atividade :
Ambientes barulhentos agridem
ResponderExcluirNa 22ª. segunda semana de gravidez, a cóclea, órgão que abriga todos os componentes da audição dentro da orelha interna, já está completamente formada. Isso quer dizer que o bebê ouve a mesma coisa que você.
Estudos já demonstraram que o líquido amniótico pode amplificar alguns tipos de som, como os muito graves. A voz da mãe também é amplificada em cerca de 5 decibéis.
Um estudo chegou a mostrar que mulheres que trabalhavam oito horas por dia num ambiente de muito barulho (em volumes que exigiam proteção auricular) corriam mais risco de ter bebês com problemas auditivos.
Além disso, é preciso considerar que um barulho muito forte faz com que o organismo da mãe produza hormônios ligados ao estresse, fazendo o coração acelerar, o que não é bom para a saúde cardíaca do bebê.
Os bebês, desde o útero materno, ouvem e reconhecem vozes. Sabe-se também que são capazes de sentir emoções da mãe, de se assustar e que após o nascimento terão memórias da vida intra uterina.
O psiquiatra canadense Thomas Verny explica no livro “Bebês do Amanhã: Arte e Ciência de Ser Pais”, que desde os primeiros meses de gestação, a criança é capaz de identificar certos acontecimentos.
“Com 4 meses e meio, se você acender uma luz forte na barriga de uma gestante, o bebê vai reagir. Se fizer um barulho alto, ele tenta colocar as mãos nas orelhas. Se colocar açúcar no liquido amniótico, ele vai dobrar a ingestão. Bebês gostam de açúcar! Quando se coloca algo amargo, o bebê para de tomar o líquido e faz cara feia. Eles sentem a diferença entre doce e amargo, reagem à luz, ao toque e ao barulho.”
Vídeo-game e todos os brinquedos sonoros devem ser avaliados pelo som que emitem. “O sistema auditivo é um órgão sensorial extremamente delicado e passível de lesões se for muito carregado, principalmente em bebês, que têm uma sensibilidade auditiva muito apurada. A célula ciliada do ouvido interno do bebê sofre com o ruído excessivo e esse abuso pode acabar levando à sua destruição”, alerta o otorrinolaringologista Jamal Azzam.
A indicação é sempre manter os pequenos longe de ambientes muito barulhentos, seja um local fechado ou na rua, onde o som do trânsito também causa incômodo. Se for inevitável fugir desses locais, o ideal é proteger os ouvidos da maneira certa. “Muitos pais usam algodão para tapar o canal auditivo, mas isso não garante a vedação necessária do som. Uma opção é usar fones de ouvido de boa qualidade que preservem a audição”, finaliza Azzam.
“Há uma região no cérebro chamada “tálamo”. Esta é a parte do cérebro na qual a música é percebida. No tálamo as emoções, sensações e sentimentos são percebidos antes destes estímulos serem submetidos às partes do cérebro responsáveis pela razão. A música, portanto, não depende do sistema nervoso central para ser assimilada imediatamente pelo cérebro. Ela passa pelo aparelho auditivo, pelo tálamo e depois vai ao lobo central.
A “batida” que substitui o ritmo provoca um estado de emoção que a mente não discerne. Desorganiza a química. As batidas graves da percussão afetam o líquido cerebrospinal.
O volume (amplificado) das músicas acima de 50 decibéis prejudica a audição e a saúde cerebral”.
“Cantem-lhe uma nova canção; toquem com habilidade ao aclamá-lo.” (Sl 33:3 – NVI)
Não consigo achar a outras lições para o maternal, como faço??
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