quinta-feira, 3 de maio de 2012

COMO DEUS USOU OS ANIMAIS


Base bíblica : Daniel 6:1-27 / Números 22:1-35/ 23:11 e 12/ Provérbios 6:6-8

Objetivo: mostrar como Deus, Todo Poderoso, protegeu Seu povo, através do controle sobre os animais.

Leitura: levar figura de formigueiro

Oração: fichas em formato de leão e jumenta

Mensagem:

Maiores – faixa escrita: DEUS USOU OS ANIMAIS

Jumenta (figura) frase: PARA FALAR COM UM PROFETA TEIMOSO

Leão (figura) frase: PARA MOSTRAR QUE CONTROLA SUA CRIAÇÃO



















I – DEUS USOU UMA JUMENTA PARA FALAR COM UM PROFETA TEIMOSO

Deus havia prometido ao seu povo, os israelitas, uma terra própria, mas a maioria dos moradores dos países vizinhos à Terra Prometida não gostavam do povo de Deus e começaram a lutar contra eles.
O líder de um desses países era o rei Balaque que mandou chamar Balaão, que era um profeta. O rei mandou chamar Balaão pois ele sabia como prosperavam aqueles que ele abençoava e como eram destruídos aqueles que ele amaldiçoava.Mas Balaão falou com Deus:
- Senhor, querem que eu vá amaldiçoar os israelitas.
- Não vá com eles – disse-lhe Deus – tu não deves amaldiçoar os israelitas pois eu os abençoei.
Mesmo Balaão não aceitando ir, o rei Balaque não desistiu e mandou vários mensageiros para tentar convencê-lo. Então Deus falou novamente com Balaão e disse:
- Balaão, podes ir com os homens, mas tu dirás somente o que Eu mandar.
Mas Balaão ia pensando na recompensa que iria receber e decidiu cumprir o desejo do rei Balaque.
Deus mandou que um anjo ficasse no caminho de Balaão e de sua jumenta.Balaão não viu o anjo e bateu em sua jumenta três vezes.De repente a jumenta olhou para ele e disse:
- Que te fiz eu para merecer estes golpes? Por acaso já me comportei assim antes?
- Não – disse Balaão surpreso.Então Balaão viu o anjo, teve medo e caiu no chão junto a jumenta.
- Por que golpeaste a jumenta? Ela te salvou a vida. Se não fosse por ela, eu te teria matado. Se não fosse ela eu teria te matado. Ela te salvou a vida três vezes – disse o anjo.
- Pequei. Vou seguir o caminho de Deus – disse Balaão.

Que bom que Deus usou uma jumenta para alertar Balaão.


II- DEUS USOU LEÕES PARA MOSTRAR QUE CONTROLA SUA CRIAÇÃO

Vocês se lembram de Daniel? Ele era um homem que agradava muito a Deus. Daniel já era um homem velho. Seu cabelo e sua barba já eram grisalhos,e ainda ele morava na terra longínqua da Babilônia. Ali ele era um servo nobre do rei.Mas Nabucodonosor não era mais rei. Este já estava morto há muito tempo. Agora havia um outro rei, que se chamava Dario.O rei Dario gostava de Daniel e queria fazê-lo muito mais importante ainda. Queia nomeá-lo vice-rei. Então ele seria o chefe de todo o meu reino e de todos os outros servos meus.Quando os outros servos souberam disso, ficaram com muita inveja, vigiaram Daniel   para ver se  fazia alguma coisa errada. Desde então, todos os dias iam espiar Daniel para ver se ele fazia alguma coisa errada. Mas Daniel não fazia nada de errado. Fazia seu serviço da melhor maneira possível. E orava três vezes por dia.
Quando Daniel orava, ele se ajoelhava em seu quarto, frente à janela aberta. Bem ao longe ficava Jerusalém. Ali estava uma vez o lindo templo, que agora estava queimado. Mas algum dia, o povo de Daniel iria morar lá de novo. E haveria lá também um novo templo, quando o castigo do povo tivesse passado.
Daniel olhava para longe, para lá onde ficava Jerusalém, e orava. Daniel nunca se esquecia de orar, isso ele fazia fielmente três vezes por dia. Os outros servos podiam vê-lo. E daí aqueles homens falsos imaginaram um plano para trazer desgraça sobre Daniel e para impedir que ele continuasse a ser o homem mais nobre e importante do país.
Eles foram falar com o rei e disseram: -"Oh rei, nós sabemos uma coisa boa. O senhor sabe o que deve fazer? O senhor deve ordenar que todas as pessoas em seu país não peçam mais nada a ninguém, nem a homens e nem Deus, durante um mês inteiro. Somente ao senhor poderão pedir o que quiserem, pois o senhor é o nosso rei poderoso."
Isso agradou bem ao rei. Ele gostou do plano.E quem for desobediente será castigado com rigor", disseram os homens malvados. "Este deverá ser jogado na grande cova, onde estão os leões."
Então ele mandou seus empregados passarem pelo país. E estes avisaram o povo por toda parte que ninguém mais devia orar nem devia pedir nada a ninguém, senão ao rei.
Todos ouviram esta ordem. Daniel também ouviu. Ele percebeu bem quem tinha imaginado este plano perverso. Foram seus inimigos. Estes queriam sua desgraça. Que devia fazer Daniel?
Deus tinha dito que cada um que o amasse, também devia orar a Ele.
Mas o rei ordenou que isso não devia ser, mas que Daniel devia esquecer-se de Deus.
A quem Daniel devia obedecer agora? A Deus naturalmente. E por isso Daniel continuava ajoelhando-se, três vezes por dia, frente à janela aberta. Mas perto da janela estavam seus inimigos, espiando. E quando viram que Daniel assim mesmo orava, correram depressa para contá-lo ao rei, então Daniel tem que ser lançado na cova dos leões. Ele foi desobediente. Ele ora a seu Deus, três vezes por dia. Aí o rei se assustou. Compreendeu como os homens tinham sido falsos.
-"Foi o senhor que deu essa ordem, rei e agora o senhor também tem que fazê-lo."
Sim, era assim mesmo naquela terra: O que o rei tinha dito, isso ele sempre tinha que fazer. Ele queria ajudar a Daniel, mas não podia. E quando anoiteceu, Daniel foi levado para a cova dos leões.
O rei estava bem triste e chamou:
- "Daniel, eu não posso ajudá-lo, mas espero que seu Deus o ajude."Então Daniel foi lançado na cova.
Chegou a noite, mas o rei não pode dormir. Ele estava muito triste e sempre tinha que pensar em Daniel. Será que seu Deus cuidaria dele?De manhã, o rei levantou-se bem cedo e foi para fora. Com o coração batendo, chegou à cova dos leões.
-"Daniel", chamou ele. "Daniel. Deus cuidou de você?"
E de repente, o rei quase deu um salto de alegria. Porque do fundo da cova veio uma voz:
- "Sim, rei. Deus cuidou de mim. Ele mandou seu anjo, para cuidar que os leões não me fizessem mal algum, porque também eu não fiz nenhum mal."O rei ficou muito contente.
-"Tirem-no dali!" gritou ele. "Depressa, tirem Daniel da cova!"
Então vieram alguns homens, com uma corda grossa. Desceram a corda na cova e assim puxaram Daniel para cima. E então Daniel estava à frente do rei, vivo e são. Ele tinha passado a noite inteira com os leões ferozes, mas eles não lhe tinham feito nenhum mal.
Que grande milagre foi este! E como estava contente o rei, porque tinha Daniel de volta.
Mas então ele se lembrou dos homens malvados que queriam matar Daniel. Mandou seus soldados para buscá-los e então mandou jogá-los também na cova dos leões. Mas agora não havia nenhum anjo que cuidasse deles. Todos foram comidos pelos leões. Mas Daniel ficou sendo o servo mais importante do rei, sim, o mais nobre em todo o país.E o rei ordenou que todas as pessoas naquela terra servissem ao Deus de Daniel.

Conclusão: Deus usou dois tipos de animais para fazer dois milagres diferentes.

 Opcionais para os maiores

1-Brincadeira - “Rabo na mula”: Desenhe uma mula sem rabo numa cartolina e prenda-a numa parede. Cada parte do corpo vale um número de pontos. Faça um rabo de papel crepom ou de jornal mesmo, com fita crepe para grudar. A criança com os olhos vendados , cola em alguma parte do corpo. Quanto mais perto do lugar do rabo, maior é o número de pontos.Os outros participantes podem ajudar, dizendo somente palavras como: pra cima, pra baixo, pra direita, pra esquerda... Quem colocar o rabo mais próximo do local correto é o vencedor.











2- Atividades:

Para os menores contar só a história de Daniel e usar as atividades:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para meditar

Para meditar
"Os Teus ensinos são... mais doces que o mel"Sl.19.10

Louve!!

Louve!!
Está respirando??? Então...Louve.louve!!!

SEMEANDO

SEMEANDO
Pense nisso!!

Para meditar

Para meditar
Confiança

Tempo de oração

Tempo de oração
toda 2ªfeira das 7:00-8:00h pelos nossos Ministérios Hope Kids e Days of Joy