quinta-feira, 29 de março de 2012

O mundo de Deus


QUEM DEVE CUIDAR DO MUNDO DE DEUS??
Como cuidar do mundo de DEUS?

Dinâmica:
Trazer uma caixa de presente e passar de mão em mão.
Perguntar: E então, nós também vemos o nosso mundo como um presente que recebemos e fazemos com ele o que bem entendemos?
Vamos ver o que a Bíblia fala para nós? Tirar a tampa da caixa e pedir para as crianças abrirem os "recados de Deus pra nós" e irem lendo por ordem de numeração. A cada texto comente com as crianças.
Comece dizendo que apesar de não usar o termo "ecologia", a Bíblia tem mais de mil referências à terra! Nesses textos, notamos um profundo respeito e amor por este planeta que é o nosso lar. Certifique-se de que todos sabem o que é ecologia - “ciência que estuda as relações que existem entre os seres vivos e seu habitat (o lugar onde vivem)” e fixe um cartaz com esta definição.

Gênesis 1.28“Deus abençoou o homem e a mulher e lhes disse: sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que rasteja pela terra.”
Este texto indica que o ser humano é soberano na terra e pode fazer o que quiser?
Não! . Sujeitar é construiur , descobrir e inventar usos para os recursos naturais, nos tornando co-criadores com Deus. Dominar é amansar animais para fazer companhia ou ajudar na terra.

Gênesis 2.15 “Tomou o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e guardar.”Somos mordomos, cuidadores do mundo de Deus. Sujeitar, dominar, cultivar, guardar. Deus nos confiou todas essas funções para que fôssemos colaboradores, e assim todas as partes do mundo vivessem em harmonia.

 Salmo 8.5,6“Fizeste o homem, por um pouco, menos do que Deus. Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão, e sob seus pés tudo lhe puseste.”

Esta declaração é motivo de responsabilidade.Como cristãos, somos mordomos do meio ambiente, amando-o e cuidando dele. Não podemos, como donos/as egoístas e exploradore/as, fazer o que bem entendemos sem considerar aqueles/as que virão depois de nós, e aqueles/asque nos rodeiam agora. Não devemos perder tempo. É chegada a hora de cada um/a dar a sua contribuição, porque no meio ambiente tudo e todos/as estão dentro de um mesmo “espaço”. Não adianta alguém dizer que “isso não é comigo”. Alguém poderá não ser o responsável por cometer algum crime ambiental, mas certamente todos/as nós sofreremos as conseqüências.

Versículo para memorizar:
“Somos cooperadores de Deus.” I Coríntios 3.9a



ATIVIDADE:

1-Quadro de isopor
Material:
Bandejas de isopor, palitos variados, 1 colher de sopa de guache, rolinhos ou pincéis, tesoura
e pano para limpar as mãos.
Desenvolvimento:
1. Corte as abas da bandeja de isopor; com o lápis bem apontado passe o desenho para o isopor deixando sulcos; com o palito aprofunde as marcas aumentando
os sulcos sem furar o isopor.
2. Coloque em uma outra bandeja de isopor um pouco de guache, espalhando-o numa camada fina;
passe o rolinho no guache, preenchendo-o completamente com a tinta; passe o rolinho sobre o desenho no isopor.




3. Vire o desenho sobre o papel sulfite e aperte-o para imprimir; retire o isopor com cuidado, puxando-o na diagonal pela ponta. Deixe secar



2-FAÇO/ NÃO FAÇO

Faça um círculo com os alunos. Quando você disser coisas que ajudam a preservar o mundo que Deus criou, eles ficam em pé e falam: "faço". Quando falar de algo que prejudica, eles se abaixam e falam: "não faço". As crianças que forem errando vão saindo. Dica: Leve uma lista já com várias sugestões para essa brincadeira.

3- Dê revistas e jornais para que as crianças pesquisem formas de preservar:
- a Terra
- a Água
- o Ar
Depois apresentarem o cartaz ...

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