quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Lição Especial para o culto Infantil

Jesus ensina sobre o Sal da terra e a Luz do mundo


SAL
Leitura Bíblica:Mateus 5.13-16

Objetivo: Conscientizar o aluno de que sua função como sal é temperar a vida das pessoas, e como luz, refletir o brilho de Jesus através de suas atitudes.


- Dinâmica
Leve saquinhos individuais de pipoca SEM SAL.
Distribua aos seus alunos. Eles certamente irão comentar: - "Ih, tia! Tá sem sal"... *rs
Aí vc explica a importância do sal para deixar as coisas com o gostinho bom! :wink:
Leve um saleiro para salgar as pipocas e deixe que saboreiem a pipoca enquanto vc conta a história.


- Breve histórico sobre o sal
"O sal é uma substância essencial ao homem e indispensável a todos os tipos de vida animal. Podemos constatar a importância do papel desempenhado pelo sal, através dos registros da história da humanidade. A sua produção e utilização podem ser encontradas em ilustrações e escritos que datam do início da civilização. A salga dos alimentos já era um costume bastante difundido no Egito, cerca de 4.000 anos antes da era Cristã, Os gregos e os romanos utilizavam o sal também como moeda para suas operações de compra e venda. A palavra latina "salário" deriva do sal, uma vez que em sal se pagava uma parte do ganho das legiões romanas. Ainda hoje um dos principais acessos de Roma se chama "Via Salaria" pois era por esse caminho que chegavam as caravanas trazendo sal para a capital do império.


Até o século XVIII, a ordem de precedência dos comensais num banquete era indicada em relação ao saleiro de prata maciça colocado na mesa. À cabeceira, acima do sal, sentavam-se o anfitrião e os convidados mais ilustres. Os menos nobres, ficavam abaixo do sal, mais distantes do anfitrião.


No final do século XIX e começo do século XX o sal, além de ser usado como condimento e produto medicinal, passou a ser uma das matérias-primas essenciais para a indústria química e têxtil. O seu emprego hoje é extremamente variado. É utilizado para a produção de cloro, soda cáustica, barrilhas, ácido clorídrico, vidro, alumínio, plásticos, borracha, hidrogênio, celulose e
outras centenas de produtos das indústrias químicas, metalúrgicas, de alimentos e diversas outras.


Desde a Idade Média os Europeus fizeram fortunas com o tempero e introduziram o hábito de consumí-lo no Brasil.
A exploração do Sal no Brasil só teve início a partir de 1801."
 
LUZ--Ilustrações:

Seis (6) corações de papel cartão com aproximadamente 35cm de comprimento por 33 cm de largura, ou do tamanho adequado para sua classe. Recorte a parte interna do coração, deixando apenas uma moldura de cerca de 5cm de largura. Cole papel celofane na abertura, preparando um coração das seguintes cores; amarelo, azul, verde, vermelho , branco e cartolina preta no sexto coração. Segure uma lanterna acesa atrás do coração como menciona na lição. A luz representa o Senhor Jesus Cristo , mas
Ele quem brilha através de todos os que crêem n'Ele. (Mateus5:16)
 
Lição

As vezes, a nossa luz fica sem brilho , porque não mostramos Jesus do jeito que precisa ser (Coloque a lanterna acesa atrás do coração amarelo).

Esse coração nos lembra os que tem medo e fica assustado. O Senhor Jesus quer brilhar através da pessoa, mas ela está sempre “amarela” , com medo de falar de Cristo aos seus amigos, para que eles não achem graça. Com medo, não podemos levar outras pessoas a Cristo.

Agora (coloque a lanterna acesa atrás do coração azul), Jesus quer brilhar através desta vida, também, mas este é um coração triste. Vê tudo “azul escuro”, como o céu num dia de chuva. Este tipo de coração reclama de tudo. Em João 15:11, Jesus diz que Deus quer que nós sejamos cheio de alegria. Se ele é realmente feliz, outras pessoas vão desejar conhecer o seu segredo e entregarão a vida a Jesus.

(A seguir, coloque a lanterna acesa atrás do coração verde) Esta é a vida aborrecida. È o tipo que fica “verde” de aborrecido e quer tudo do seu jeito. Ele quer Ter sempre a ultima palavra. Desse modo, a luz de Cristo não pode brilhar através dessa pessoa. (Prov.14:30)

O próximo coração é o vermelho. São as pessoas que perdem a calma e ficam vermelhas de zangado. Pessoas que falam palavras duras que mchucam os outro, que espalha ódio em vez de amor. Salmo 37:8.

Como alguém pode ver a luz de Cristo num viver assim?

O coração seguinte é o branco. Este é transparente. Essa pessoa mostra o Senhor Jesus através de uma vida limpa e feliz. As pessoas logo desejam conhecer a Cristo pelo testemunho desse tipo de pessoa (l João 1:7).

Que tipo de pessoa é você? Talvez você se assemelhe a este último. (Coloque a lanterna atrás do coração coberto com cartolina preta). Nem uma luz brilha em você. Isso quer dizer que você ainda não conhece a Cristo. O pecado domina o seu coração. Sendo assim, peça-lhe para tirar o seu pecado, através do sangue que Ele derramou na cruz do calvário. Desse modo, você se tornará filho de Deus(João 1:l2). Depois disso, você poderá viver um vida de pureza e santidade, brilhando por Cristo onde quer que se encontre.

ATIVIDAES:
COMER A PIPOCA COM SAL E DESENHAR E COLORIR OS CORAÇÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para meditar

Para meditar
"Os Teus ensinos são... mais doces que o mel"Sl.19.10

Louve!!

Louve!!
Está respirando??? Então...Louve.louve!!!

SEMEANDO

SEMEANDO
Pense nisso!!

Para meditar

Para meditar
Confiança

Tempo de oração

Tempo de oração
toda 2ªfeira das 7:00-8:00h pelos nossos Ministérios Hope Kids e Days of Joy