terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Especial - DIA DA BÍBLIA - 2º domingo de dezembro

SAMBO (Para o Dia da Bíblia )
 Naquele dia, Sambo estava muito contente. Par um menino africano era muito imporante completar 12 anos. Era a primeira vez que o menino ganharia dinheiro e poderia ir sozinho até alguma aldeia a fim de comprar para si o que quisesse. Sambo havia sonhado muito com esse dia. Pensava, pensava e não sabia que presente comprar. Talvez um livro! Mas ainda não tinha aprendido a ler. Numa tribo nativa da África é muito difícil aparecer uma professora. Então, talvez comprasse um brinquedo, daqueles que vira na casa de um menino, seu amigo. Sambo havia ganhado um bom dinheiro e queria comprar algo que pudesse guardar como lembrança daquele dia tão especial e feliz. Ele chegou à aldeia e começou a percorrer as casas de comércio, mas não encontrava nada que gostasse. Ele queria algo que fosse útil. Depois de caminhar por algum tempo, SAmbo deparou-se com um objeto que nunca vira antes.

Figura 2
Mas que seria aquilo? Estava lá, exposto na loja; era a coisa mais estranha e curiosa que ele já vira. Seria brinquedo? Roupa? Para que serviria? Mas achou bonito! Então perguntou o nome daquilo.- Guarda-chuva? - repetiu ele espantando quando lhe responderam. - Quer dizer que eu compro isso para guardar a chuva dentro?O homem da loja riu.- Não rapazinho, você compra pra isso guardar você da chuva.- Puxa, - pensou Sambo - quer dizer que, comprando isso, poderei andar na chuva sem me molhar?Era muito bom pensar assim, pois quando chovia as crianças da tribo tinham que ficar nas ocas.




Figura 3
Sambo ficou maravilhado e comprou o guarda-chuva.- Vai ser um sucesso na tribo, pensou ele.Foi caminhando para casa, pensando no dia em que poderia finalmente usar o seu presente. Olhando para o céu, viu várias nuvens escuras.- Oba! - pensou ele - antes de chegar em casa poderei usá-lo. Sambo ficou felicíssimo. Não demorou muito e começaram a cair os tão esperados pingos de chuva. O menino sorria de contentamento.- Pode chover, que agora eu não me molho - pensou ele. Que bom companheiro arrumei!E ele olhava para seu guarda-chuva.




Figura 4
Sambo caminhava e ía ficando molhado pela chuva.- Epa, o homem da loja mentiu. Comprei isto e ainda estou me molhando.Algumas pessoas passavam por ele e riam. Sambo pensou:- Será que é assim que usa? Não, acho que deve ser de outro jeito. Puxa, como sou burro!Ele riu de si mesmo. Havia usado erradamente o guarda-chuva, mas agora sabia usar.







Figura 5
Sambo levantou o guarda-chuva acima de sua cabeça pensando que agora tinha acertado. Vocês acham que agora ele acertou? Claro que não! Continuava errado. Imaginem só, ter uma coisa tão boa e útil e não saber usar! E Sambo foi ficando bravo. Além de se molhar, ainda riam mais dele. Já ia voltar à loja e brigar com o dono, quando uma bondosa senhora o chamou e lhe disse:






Figura 6
"Não é assim meu filho, deixe-me mostrar a você'. E pegando o guarda-chuva de Sambo, ela o abriu. O menino levou um grande susto! Mas depois sorriu, , satisfeito, agradeceu muito à senhora e continuou seguindo seu caminho.








Figura 7
Agora sim! Não caía uma gota sequer na sua cabeça! Sambo seguia para casa cantarolando, muito feliz mas também envergonhado por ter sido tão bobo. Alguma vez já aconteceu algo parecido com você? Você tinha algo, que era útil, mas não sabia usar? (Deixe as crianças comentarem)Vocês sabiam que muitas vezes algumas crianças e também adultos agem do mesmo modo que Sambo? Têm algo muito mais útil que um guarda-chuva e não sab em usar. Você mesmo pode ter e não estar sabendo usar. do que estou falando?













Figura 8
 Da Bíblia, a Palavra de Deus. Ela é a coisa mais útil que podemos ter, é um verdadeiro tesouro. E nós seremos muito tolos se não a usarmos. você sabe como alguém não usa a Palavra de Deus? Primeiro, deixando de lê-la. É na Bíblia que encontramos o caminho de Deus para a salvação, que Ele nos oferece de graça, através de seu Filho Jesus (leia Romanos 6;3. Professor , se há crianças não salvas em sua classe, explique o plano da salvação e faça um apelo). Depois que cremos em Jesus e O recebemos como Salvador, o Espírito Santo vem habitar em nós, e Ele nos ajuda a compreender o que lemos e a lembrar do que aprendemos (João 14:26). Se não lemos a Bíblia, não poderemos lembrar do que ela diz.Em segundo lugar, não usamos a Palavra de Deus, quando não colocamos em prática o que aprendemos. O versículo que aprendemos hoje nos diz: (Recapitular salmos 119:130). Se você tem ouvido a Palavra de Deus, mas continua mentindo, teimando, falando palavrão, desobedecendo a seus pais, brigando e fazendo tantas outras coisas, você não está usando o "entendimento" que essa Palavra pode lhe dar. Está desperdiçando esse tesouro tão útil que você tem. A Palavra de Deus, que é a verdade, pode fazer de você uma pessoa feliz, mas você precisa tê-la em sua vida e fazer o que ela manda.Você quer fazer isso agora mesmo?Peça ao Senhor Jesus que o ajude a ler e praticar diariament eo que Ele mesmo nos diz na Bíblia. (Leve as crianças a orarem silenciosamente)







domingo, 4 de dezembro de 2011

HISTÓRIA ESPECIAL DE NATAL

O HÓSPEDE Nº1 ( Texto Original Por Su Cochran)

Guilherme ouviu com atenção a história de Natal lida na Bíblia pela sua mãe.


Com o coraçãozinho agitado, imaginou toda a encenação do nascimento de Jesus, abriu os olhos e disse:

- Oh mamãe, esta é a história mais linda que existe, mas achei muito triste aquela noite que Jesus nasceu.

- Você ouviu! Disse mamãe. Nem lugar houve para ela se hospedar!

Guilherme acrescentou:

- Lá fora, no estabulo, devia estar escuro e frio. Se eu fosse dono da hospedaria eu teria dado lugar para Jesus nascer.

Mamãe continuou:

- Sabe Guilherme, ainda hoje as pessoas não dão lugar a Jesus na hospedaria de seus corações. Muitos conhecem Jesus, mas ainda não o aceitaram como Salvador.

Aquelas palavras penetraram fundo no coração de Guilherme. Embora conhecesse Jesus, mas, ainda não o havia recebido.

- Bem, vamos dormir, disse mamãe. Amanhã é natal. Vamos descansar bastante para a comemoração do aniversário de Jesus.

Dizendo isso, deu-lhe um beijo de boa noite. Guilherme também retribuiu.

Dentro em pouco, Guilherme estava dormindo. Dormindo e sonhando... um sonho estranho...

COLOCAR CORAÇÃO E A PLACA (Hospedaria do coração de Guilherme)

Ele sonhou que era dono de uma grande hospedaria. O edifício onde funcionava a hospedaria era todinho pintado de vermelho e possuía uma estranha forma. A forma de um coração. Na fachada havia uma placa que dizia: “ HOSPEDARIA , CORAÇÃO DE GUILHERME”.


Era véspera de Natal. No centro da cidade era só movimento. A multidão caminhava de um lado para outro. Guilherme havia inspecionado sua hospedaria para certificar-se que tudo estava pronto para o Natal dos hospedes.

O quarto principal que ficava no centro do coração estava limpo e arrumado. Este era o quarto reservado para o hospede mais importante e Guilherme estava ansioso para que ele chegasse logo. Havia outros seis quartos menores em volta do maior. Todos estavam prontinhos esperando seus ocupantes.

Guilherme disse animado:

- Esta pronto. Agora é só esperar os hospedes.

GRAVURA 1 – ARVORE DE NATAL

O primeiro hospede a chegar foi a Arvore de Natal. Guilherme estava orgulhoso de receber a arvore de natal, o pinheiro, que foi escolhido entre tantas arvores para enfeitar a noite de Natal pela sua durabilidade.

- Pode entrar, disse Guilherme, o seu quarto esta arrumado.

GRAVURA 2 - PAZ NA TERRA

O segundo hospede foi chegando e cumprimentando Guilherme dizendo: - Paz na terra e boas vontade para com os homens.

Guilherme conduziu o hospede para seu quarto.

GRAVURA 3 – LOUVOR
O terceiro hospede foi chegando cantarolando um cântico natalino. Guilherme cumprimentou o louvor conduzindo-o para sue quarto. Já com a chegada dos 3 hospedes, já se podia sentir o espírito do Natal.

GRAVURA 4 – PRESENTE
O hospede presente chegou cumprimentando Guilherme, dando-lhe um presente. Guilherme agradeceu todo feliz. E conduziu seu hospede ate seu aposento.

GRAVURA 5 – CEIA (BOLO DE NATAL)

O quinto hospede é a ceia (bolo) que chegou toda equipada com uma bandeja de alimentos.
Cumprimentou Guilherme que o conduziu para seu quarto.

GRAVURA 6 – BEBIDA










O sexto hospede chegou, a bebida logo tornou o ambiente refrescante. Guilherme cumprimentou-a e levou-a até o quarto. Ainda faltava um hospede o mais importante que logo chegou.

GRAVURA 7 – PAPAI NOEL
Papai Noel chegou com muita alegria, apresentando-se:

- Ho, ho, ho. Nem preciso me apresentar, pois todos me conhecem. Quando chega dezembro já posso ser visto em todos os lugares. Nas vitrines das lojas, nos cartazes, na televisão e até andando nas ruas distribuindo balas para as crianças.

Guilherme estava muito feliz. Era importante a presença do Papai Noel na sua festa.

Recebeu-o com cordialidade, levando-o até o quarto especial de sua hospedaria.

- Boa noite Papai Noel, disse Guilherme!

Agora, um profundo silencio reinava. Todos dormiam, descansando para a grande festa do dia seguinte – O Natal.

Guilherme também dormia, quando ouviu-se uma batida na porta.

Guilherme sonolento pergunta: - O que desejam?

Os vistantes respondem:

- Precisamos um lugar para descansar...

Guilherme bocejando diz: - Não há lugar, a hospedaria do meu coração esta lotada.

Os visitantes insistem:

- Eu sou José. Estou querendo um lugar para repousar. Maria minha esposa, precisa de um lugar para que seu filho, que se chamará Jesus, possa nascer.

Guilherme ainda bocejando responde:

- Não há lugar, sinto muito.

Os visitantes vão embora. Guilherme permanece um tempo sonolento, mas logo se dá conta do ocorrido e exclama angustiado. Ele disse que se chama José, e ela Maria, e a criança que deveria nascer na minha hospedaria Jesus? Guilherme corre para fora da hospedaria a fim de encontrar o casal, mas eles já estavam longe.

Neste instante os hospedes que acordaram e ouviram tudo começavam a deixar um por um a hospedaria dizendo:

ARVORE DE NATAL:

– Estou deixando a hospedaria do seu coração Guilherme Não há luz nem estrelas reluzentes. Tudo agora é frio, escuro e vazio. Tudo porque voce não deu lugar para Jesus, a luz do mundo nascer.

Não se vá espere...

BEBIDA:

- Guilherme, estou deixando a hospedaria do seu coração. Eu vim para festejar um dia especial que seria a chegada do filho de Deus, mas, ele não chegou em seu coração.

GUILHERME:

– Espere ele vai chegar dê uma oportunidade.

LOUVOR:

- Guilherme, estou deixando a hospedaria do seu coração porque o motivo de cânticos de louvor que seria Jesus não nasceu em seu coração.

Guilherme – Fique louvor, eu não suporto estes barulhos estridente.

PRESENTE:

- Guilherme, estou deixando a hospedaria do seu coração. Perdi o ânimo de presentes porque o maior Presente de Deus que é Jesus, ficou fora do seu coração.

GUILHERME:

- Então tome, leve seu presente, não sinto alegria em tê-lo

PAPAI NOEL:

– Guilherme, estou deixando seu coração. O que é o Natal só com a minha presença, é triste e vazio se Jesus não faz parte dele. Eu não existo, sou apenas uma invenção.

GUILHERME:

- Eu não quero um Natal assim. Vou dar um lugar para Jesus.

Senhor não deixe que isto seja verdade...( chorando acorda)

Guilherme acordou com seu próprio choro. O dia havia nascido. Era o tão esperado dia – Natal.

O sino da igreja estava tocando e muita gente estava cantando também, o amor e a alegria enchiam as ruas. Guilherme entendeu que ele não poderia mudar a história, mas entendeu que ele como tantas outras pessoas como sua mãe havia falado ainda não deixaram Jesus nascer em seus corações.

E neste instante, Guilherme se ajoelhou e fez uma oração.

 

– Querido Jesus, vem e entra no meu coração. Toma o lugar de honra neste Natal.

E você, deu lugar de honra para Jesus?

(modelo do coração)

Para meditar

Para meditar
"Os Teus ensinos são... mais doces que o mel"Sl.19.10

Louve!!

Louve!!
Está respirando??? Então...Louve.louve!!!

SEMEANDO

SEMEANDO
Pense nisso!!

Para meditar

Para meditar
Confiança

Tempo de oração

Tempo de oração
toda 2ªfeira das 7:00-8:00h pelos nossos Ministérios Hope Kids e Days of Joy