quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Imitando Jesus - Culto 07/08- A mulher samaritana

Importando-se com as pessoas

Base Bíblica: Marcos 6.30-44 / Lucas 19.41/ João 11.35 e 13.15
Objetivo: As crianças serão desafiadas a imitar Jesus, importando-se com o próximo e ajudando-o

Sugestão de atividades:

Escolher uma ou mais atividades que se adaptem melhor à situação da classe

A. Encontrar a Diferença

Você Precisa:
- sacos de papel não transparente
- objetos usados diariamente (ver atividade)
Com antecedência, colocar em sacos de papel três objetos, sendo dois semelhantes e um diferente: duas colheres e uma faca, dois pratos e um copo, duas laranjas e uma maçã, etc. Permitir a uma criança que pegue um saquinho desses grupos de coisas. O que é diferente? As duas coisas semelhantes são melhores do que a diferente? (Não, elas apenas são diferentes.) Repetir o processo diversas vezes. Uma coisa não é melhor do que a outra; elas apenas são diferentes.

Conversando...
Dar tempo para respostas. Como seria o mundo se houvesse somente banana e nenhuma outra fruta? Como seria se todas as pessoas fossem do mesmo tamanho ou tivessem a mesma cor de cabelo? Deus fez animais, plantas e pessoas diferentes. Mesmo sendo diferentes uns dos outros, Deus ama cada um de nós do mesmo modo, e deseja que sejamos seus imitadores.

B. Deus Ama a Todos

Você Precisa:
papéis nas cores (vermelho, amarelo, verde, branco, azul, preto, marrom) ou outra forma de indicar as cores para as crianças se posicionarem (quem está de tenis; calça jeans; de sapato; com cor ...)
Com antecedência, recortar um quadrado grande em cada uma das cores indicadas. Colocar as quadrados grandes de papel no piso em diferentes partes da sala.
Mostrar um quadrado menor de qualquer das cores; pedir às crianças que estão usando roupa daquela cor que se encontrem e fiquem em pé no quadrado da mesma cor que está no piso. Continuar até todas as crianças estarem sobre um dos quadrados ou junto dele.

Conversando...

Dar tempo. Qual é a cor que vocês mais gostam? Já pensaram se todos gostassem da mesma cor? E se na natureza, que foi tão belamente criada por Deus existisse só uma cor? Assim como gostamos das mais variadas cores, Deus ama todas as pessoas. Ele não Se importa se temos cabelo crespo ou liso – ou se temos cabelo! Ele não olha para nossas sardas ou a cor de nossos olhos. Isto não é maravilhoso? Vamos imitar a Jesus amando as pessoas do jeito que elas são.

C. Todos São Amados por Deus

Você Precisa:

gravuras de pessoas (idosa, jovem, criança, de cultura, etnia e grupo socioeconômico diferentes)
Mostrar uma gravura por vez de pessoas de diferentes etnias e camadas sociais. Dar tempo para respostas. O que podemos fazer para ajudar essas pessoas? (Sermos bondosos, falar de Jesus.) Devemos ser gentis e bondosos para com todos. Como vocês se sentem quando são tratados de maneira gentil? Quando tratamos as pessoas com bondade, nós as estamos imitando o que Jesus fazia.

Apresentar diferentes situações do dia-a-dia:

1.Uma criança nova chega à Comunidade da Esperança. O que vocês podem fazer para ajudá-la? Esperar pela resposta das crianças. Então acrescentar as próprias idéias (sentar-se com ela, mostrar-lhe onde colocar a oferta, partilhar lápis, etc.) O que Jesus faria ou diria se Ele estivesse aqui?Vamos ser imitadores de Jesus .

Conversando...
Dar tempo para resposta. O que podemos fazer para ajudar essas pessoas? Jesus ama essas pessoas? Como podemos mostrar para elas o amor de Jesus? Vocês sabem, nós, realmente, estamos ajudando os outros quando fazemos boas coisas para eles e lhes falamos sobre Jesus.

D. Testemunhando de Jesus

Você Precisa:
folhetos
envelopes
canetas
Dar para cada criança um folheto e um envelope. Ajudar as crianças a escrever no envelope o nome da pessoa a quem gostariam de entregar o folheto.

Dar tempo para respostas. Vocês podem me dizer como podemos testemunhar de Jesus aos outros? (Convidando-os para vir à igreja, dando alimento, levando folhetos, etc.) Hoje, vocês vão levar um folheto e dar para um amigo ou alguém da sua família que ainda não conhece a Jesus.

Conversando...

Na lição que estudamos hoje, aprendemos que a samaritana ficou tão feliz em conhecer a Jesus, que saiu correndo para chamar as pessoas de sua cidade a fim de também conversarem com Jesus. Nós amamos Jesus e ao entregarmos o folheto para alguém, estaremos contribuindo, assim como a mulher samaritana, para que outros possam conhecer Jesus.

Atividades para os menores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para meditar

Para meditar
"Os Teus ensinos são... mais doces que o mel"Sl.19.10

Louve!!

Louve!!
Está respirando??? Então...Louve.louve!!!

SEMEANDO

SEMEANDO
Pense nisso!!

Para meditar

Para meditar
Confiança

Tempo de oração

Tempo de oração
toda 2ªfeira das 7:00-8:00h pelos nossos Ministérios Hope Kids e Days of Joy