segunda-feira, 27 de junho de 2011

Nós somos luz!- 4ª feira

NÓS SOMOS A LUZ DO MUNDO


TEXTO: “Você é a luz do mundo…” Mt 5:14
ASSUNTO: Falar de Jesus (Atos 8:26-40)
Perguntas chaves:
1- Você alguma vez falou de Jesus a outra pessoa?
2- O que você entende quando ouve a palavra “testemunhando?”
3- Os adultos são as únicas pessoas que podem falar da salvação em Jesus?
4- Como você ouviu falar de Jesus pela primeira vez?
Hoje, eu quero lhe contar uma história da Bíblia que é sobre você.
Um dia um homem estava passeando na carruagem dele. Este homem era do país chamado Etiópia. Esse país localiza-se na África. Ele era um homem importante, era o responsável por todo o dinheiro da Rainha da Etiópia. Ele estava lendo a Bíblia na carruagem. Ele estava lendo o livro de Isaías. Mas este homem teve um problema. Ele não entendeu o que estava lendo. Ele precisou de alguém para lhe ajudar a entender. Ele precisou alguém para explicar o que lia.

Enquanto isso, um anjo apareceu a um dos discípulos de Jesus. Este discípulo era Filipe. Você alguma vez ouviu falar de Filipe antes? Ele seguiu a Jesus e O amou muito. O anjo disse a Filipe que fosse para uma certa estrada entre Jerusalém e Gaza. Filipe não foi em um carro ou pegou um ônibus, essas coisas ainda não tinham sido inventadas. Ao invés disso, ele correu! Nessa estrada, Filipe viu a carruagem do homem etíope. Filipe correu para ao lado da carruagem.
Quando ele viu o que o homem estava lendo, ele perguntou se o etíope estava entendendo. O homem convidou Filipe para subir na carruagem. Ele convidou Filipe a explicar as Escrituras para ele. Filipe explicou que o que o etíope estava lendo em Isaías era sobre Jesus. Filipe falou ao homem etíope que ele também poderia ser parte da família de Deus por causa da morte de Jesus na cruz. O homem etíope ficou muito entusiasmado! Ele perguntou se ele poderia se tornar um cristão ali mesmo! Naquele dia ele se tornou um membro da família de Deus. Filipe deixou o brilho dele claro para Jesus. Ele fez isto contando aos outros sobre Jesus, e os convidando a se tornarem da família de Deus.


No início da história eu falei que a história era sobre você. Nessa história da Bíblia você deve fazer o mesmo que Filipe fez. Isso porque a Bíblia nos fala que nós somos a luz do mundo. Deus espera que nós brilhemos , como Filipe fez! Jesus quer que nós falemos d”Ele com todos as pessoas que nós encontramos.

Para conclusão da lição: Disponha sobre a mesa, em fila, as luzes citadas abaixo. Retire as pilhas da lanterna pequena e coloque-as no final da fila. Rotule as baterias com a frase “Luz do Mundo” e deixe-as ali até à conclusão da lição.

1 lanterna
1 lanterna de bolso
1 lâmpada ligada a um fio
1 abajur
1 palito e caixa de fósforos
1 vela grande sobre um castiçal
1 vela pequena de aniversário
1 lamparina

Modo de Preparar: Mensagem: Apresente Mateus 5:14 em suas próprias palavras.
Nem todas as pessoas emitem o mesmo brilho por Jesus, mas todas devem brilhar para Ele de alguma forma. Estes diferentes objetos emitem alguma forma de luz, mas todos transmitem a luz (demonstre acedendo cada um para que vejam a diferença e deixe as velas acesas).
As lanternas são úteis em diversas circunstâncias porque são portáteis; não necessitam estar ligadas à tomada. Essa forma de luz nos ajuda em momentos de dificuldade e chega aos lugares mais difíceis, como quando se quer verificar algo debaixo do carro, em um buraco, etc.
O abajur não apenas provê luz para leitura, mas também é uma peça decorativa. Os fósforos são necessários para podermos acender velas, no caso de acabar a energia.

A vela de aniversário destina-se estritamente à decoração e celebração. Ela traz alegria a toda festa.
Este velho lampião provê luz barata quando não há energia. Muitos de nossos avós e bisavós dependiam desse tipo de luz em seu lar.
Cada cristão também tem uma luz que deve brilhar para um propósito especial. Vejam, esta lanterna não consegue emitir luz porque não tem aquilo que ela precisa para que a luz apareça. Assim como a lanterna, nós também não poderemos brilhar sem Cristo, porque “Ele é a luz do mundo” (João 1:4-9).
(Pegue as pilhas e mostre-as enquanto fala. Coloque-as na lanterna para demonstrar a fonte de energia. Se desejar, cante com as crianças “Luz Bendita, Luz Gloriosa” ou peça para alguém cantar).

REFLEXÃO: A luz foi criada para brilhar. De nada adianta uma luz se ela estiver apagada, quebrada ou desconectada.
Da mesma forma, de nada adianta viver se não for para “brilhar”. Você pode fazer a diferença onde estiver. O seu brilho deve ser percebido através do seu modo de agir, pensar e falar. É assim que podemos brilhar por Jesus. Deus criou você para brilhar, por isso, assim como a lanterna depende da pilha para refletir a luz, você deve estar sempre ligado à fonte de energia que é Jesus.


sexta-feira, 24 de junho de 2011

Fazendo o bem - Jesus cura um leproso

Base Bíblica: Prov.3.27 / Mateus 4.23-24 / Marcos 1.40-45 / João 13.15
Objetivo: As crianças ap´renderão  que devemos imitar Jesus fazendo o bem

Sugestão de atividade:



Campanha:
Vamos motivar as crianças para arrecadar roupas de frio para doarmos ás crianças que não têm. Podemos fazer cartões de incentivo e entregar para levarem pra casa e trazer nos próximos domingos.

 
 CAMPANHA DO AGASALHO HOPE KIDS e  DAYS OF JOY
"Quando lhe for possível, não deixa de fazer o bem a quem precisa"
 Prov. 3.27



As crianças de 7 e 8 anos podem enfeitar uma caixa com recortes, desenhos, frases e outros para serem colocados as roupas e deixar no auditório na entrada dos cultos.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Jesus a Luz do mundo- 4ª feira

Vamos iniciar algumas histórias falando de Jesus como LUZ e nós que temos Jesus, temos que ser luz. 

A LUZ DO MUNDO

Vamos levar as crianças a entenderem que mesmo pequenas, em todos os lugares que elas estiverem elas vão:  

1. Ser luz, como Jesus Cristo.
2. Fazer a diferença: na escola, em casa, no condomínio, com os amiguinhos..., na rua onde mora...
3. Aparecer, não se esconder para que todos possam ver!
4. Não deixar a luz se apagar

Como sugestão, vamos usar 2 personagens :

O(A) LUZITO(A) : Pode ser feminino ou masculino. Ou você pode usar os dois, pode ser irmãos, pode ser gêmeos. Super fashion e descolado, gosta muito de dançar, principalmente o hap. Pode fazer ampliado num papelão. Faça um bocal de madeira de modo que fique em cima de uma mesa...para que a luz possa acender.

A VELITA ou O VELITO ; é mais velho;antigo, porque surgiu para iluminar muiiiiiiiito tempo antes do Luzito, é mais comportado, mas não é tímido, é ousado e arrisca a dar uns passos de dança.
 Pegue uma lâmpada grande (150 w) e personalize com carinha, mãos e pés e bonezinho. A Mesma coisa com a vela. Escolha uma grande e personalize. Ou ainda 2 pessoas pode ser os personagens...



Lição inicial
Base bíblica: João8.12

Estratégia: Combine antecipadamente com a coordenadora ou com um formador de apoio para apagar todas as luzes, simulando uma queda de energia. Mantenha lanternas prontas para o uso para não assustar as crianças, especialmente as menores. A ministração será feita no escuro, apenas com as lanternas (ou com velas também), e as luzes serão acesas no final, após orar e selar essa Palavra na vida das crianças.


DESENVOLVIMENTO:

Ih, gente!!!!!!! CALMA AÍ GALERA!!!! Vamos ligar essas lanternas... Acho que faltou luz...!!!! Não acredito... e agora? Como vamos continuar o culto? Calma... Olha, vamos fazer uma coisa... vamos sentar de novo, vamos organizar. Gente, como é ruim ficar sem luz né... Imagina se a gente tivesse que viver sem luz!!!! Sem geladeira, sem televisão, sem computador, banho frioooo! Uiii! Seria muito ruim. As máquinas que fazem comida, roupas e tudo o mais que a gente usa não iriam funcionar também...! Imagina só... a gente ia dormir beeem mais cedo né, porque depois que escurecesse não teria nada pra fazer! Ai ... Vocês estão vendo como a luz é importante na nossa vida... aliás, é super importante, é essencial! Não dá pra viver sem né...!
Mas sabe... tem uma luz que é muito mais importante e necessária que essa que faz tudo funcionar! É A LUZ DE JESUS!!!!!!!! A luz de Jesus é a presença do Espírito Santo na nossa vida, é ter brilhando na nossa vida todas as coisas boas de Jesus! Quando não temos a luz de Deus brilhando na nossa vida, nosso coração fica escuro como essa sala... e a escuridão é o lugar onde o inimigo de Deus mora, então sem a luz de Deus nossa vida fica escura, triste, cheia de dor, pecado, problemas, mentiras.
Ah, mas na nossa vida não!!!!!! O nosso coração é o lugar onde brilha a luz de Jesus, onde mora a presença do Espírito, e nós temos a alegria, a motivação, amor, fé, intimidade com Deus, salvação, felicidade... nós temos toda a luz de Jesus brilhando bem forte na nossa vida, amém?! As pessoas olham pra gente e já vêem a luz de Deus, porque no nosso coração não tem espaço pra escuridão, pra tristeza, não tem espaço pro que não vem de Deus!!!

Convide as crianças a fechar os olhos e orar declarando essa palavra. Declarando que o coração delas é de Jesus, é o lugar onde brilha a luz de Jesus e não há lugar pra escuridão, pra nada que vem de Satanás! Convide aquelas que ainda não aceitaram Jesus a abrir o seu coração , dando espaço pra que a Sua luz brilhe na vida delas! Ore por cada uma, imponha as mão e sele essa Palavra!

Atividade:
Levar uma cópia dos personagens as crianças vão pintar. Entregar para cada criança um "neon" de braço que pode ser comprado em loja de decoração de festas, a caixa vem com 100 e deve custar $5 ou $10 reais. No final da lição com o neon funcionando, apague as luzes e coloque o louvor "Minha pequena Luz" para elas dançarem, elas vão gostar muito!!

sábado, 18 de junho de 2011

Culto Infantil - Vencendo a Tentação

TEXTO BASE: Mateus 4.1-11

Objetivo: Que a criança aprenda a vencer as tentação pela palavra de Deus.
 
 
 

 


 
 


 


 




Atividade: Brincadeiras para aplicação

1-Dê um papel para cada criança. Peça-lhes que escrevam três coisas erradas que acham que as crianças da idade delas podem ser tentadas a fazer. Peça-lhes que digam o que escreveram. Sugere-se que você faça uma lista das respostas no quadro-negro e discuta os problemas que as crianças enfrentam hoje. Diga - lhes que esta lição as ajudará a aprender como resistir a essas tentações.

2-Prepare alguns “Cartões de Tentação” com cartões pequenos ou papéis, escrevendo neles tentações que as crianças possam ter de enfrentar, como, por exemplo: mentir, colar, roubar, falar palavrões, etc. Prepare outros cartões, “Cartões de Ajuda”, e neles escreva: Fé em Jesus Cristo, Pais, Professores, Bons amigos, Oração, Jejum, Líderes da Igreja, Escritura - versículos bíblicos em cartões, o Espírito Santo, coisas que ajudem a resistir às tentações.

Faça uma pilha com os Cartões de Tentação, com a parte escrita para baixo, e outra pilha com os Cartões de Ajuda. Peça a uma criança que escolha um Cartão de Ajuda e um de Tentação e diga à classe o que está escrito neles. Deixe que as crianças discutam de que forma o que está escrito no Cartão de Ajuda pode fazer com que seja mais fácil evitar o que está escrito no Cartão de Tentação ou resistir a isso. Deixe que todas as crianças tenham uma oportunidade de escolher os cartões.
 
  Atividade de fixação:

 

terça-feira, 14 de junho de 2011

EU SOU A PORTA (Jesus) 4ª feira

Objetivo: levar a criança a entender que Jesus é a nossa salvação, a porta das ovelhas. O pastor(JESUS)  e nós as ovelhas.
Texto: João 10.7
Versículo: "E disse Jesus: Eu sou a porta por onde as ovelhas passam" João 10.7


7Então Jesus falou: Eu sou a porta poe onde passam as ovelhas.





8 Todos que vieram antes de mim são ladrões e bandidos, mas as ovelhas não deram atenção a voz deles.



9 Eu sou a porta . Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e achará comida. 10 O ladrão só vem para roubar, matare destruir, mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.




Falar um pouco sobre ovelhas, animal que precisa de ser guiada: para o pasto, para encontrar água, não caminha sozinha. Não é como o cachorro que vem com assobio, mas, a ovelha conhece a voz do pastor e o segue.

Assim é Jesus. Por isso precisamos dEle para o nosso caminhar. Jesus é a porta da salvação . Precisamos entrar por Ele para caminharmos em segurança.

Aplicação: Mostrar a figura abaixo e comentar sobre as coisas que nos faz ficar longe do Pastor(Jesus). Precisamos entrar por Ele para termos uma vida completa.
Leve as crianças a pensarem e pedir perdão e aceitá-lo como seu Salvador.




Atividade:

Levar o desenho da porta , uma para cada criança e colar uma ovelha que elas vão pintar.

EU SOU A PORTA



segunda-feira, 6 de junho de 2011

Dicas para o Culto Infantil

Pontos importantes do Culto infantil das nossas crianças.


1.Oração - momento de chegada, fazer abertura e iniciar com oração de agradecimento

2.Louvores - 2 ou 3 louvores (CD Hope Kids - está no toca CD no armário)

3.História (palavra) Momento da Palavra. Sempre abra a Bíblia e mostre onde está a história

Recursos usados para a pré e pós-ministração da história (data-show, retro, cartazes, painéis, fantoche, dramatização com estilo época e etc..)
4. Ensinar o versículo referente a palavra
5. Atividade de fixação
6.Encerramento com brindes (não é interessante como essas crianças esperam sempre algo? Seja balão, balas, doces, ou lanches)
7.Com tempo, jogos e/ou brincadeiras

O Pai que não abandona (4ª feira- 08/06)

O Pai que não abandona


Objetivo: Que a criança compreenda que Deus (o Pai) nunca vai abandoná-la.
Versículo: “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te desampararei.” Hebreus 13:5

História:  Êxodo 13:17-22 com ênfase nos versículos 21 e 22, que diz ao povo de Israel, que Deus sempre estaria com eles (se ampliar a atividade dos alunos elas poderão servir de visual para a história)
Afirme para as crianças que elas não precisam se preocupar porque Deus está sempre com elas de dia e de noite.
Certifique-se de que elas entenderam que Deus nunca vai deixá-las.
 

Atividade: pintar o desenho abaixo ou da ilustração da história (acima) .
 

sexta-feira, 3 de junho de 2011

IMITANDO JESUS

Jesus disse: "Porque eu dei o exemplo, para que, como eu fiz, façais vós também" João 13.15
Ser como Jesus deve ser o nosso alvo de vida.
Neste quadrimestre, aprenderemos sobre várias fases da vida de Jesus.Nesta trajetória serão focalizadas diversas atitudes de Jesus, e como devemos imitá-lo. Que ao ministrarmos na vida das crianças possamos declarar e mostrar na nossa vida" Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo" ICor. 11.1

Lição 1 - SENDO SANTO
Objetivo: as crianças aprenderão que devem procurar ser santas, separadas para viver de forma que agradem a Deus, imitando Jesus

Assuntos: Maria (mãe de Jesus ) – Mateus 1.18-24;Lucas1.26-35;2.4-20
Versículo: "E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens" Lucas 2.52

Sugestão de atividade:
Entregar para as crianças um quadro com as regras para seguir durante a semana que as ajudarão a serem como Jesus
Você quer tomar uma decisão de ser separado (santo) para Deus?

Quer consagrar a sua vida ao Senhor, de verdade?
Vamos seguir algumas regras que nos levarão a sermos “santos”
1. Orar e ler a Bíblia todos os dias.



2.Não deixar de ir aos cultos(igreja) para ir ao cinema, ao shopping, ao futebol, ao cabeleireiro, ou qualquer outra coisa que você pode fazer em outra hora.


 











3. Obedecer a sua mãe, seu pai, seus professores e a todas as autoridades sem reclamar (Não esqueça que obedecer é melhor do que sacrificar!).

4. Ter cuidado com os filmes, desenhos, músicas, livros, brincadeiras, para que você não faça as coisas do mundo, afinal você foi separado por Deus para Ele mesmo.Santo


5. Mesmo que você esteja aborrecido, magoado, chateado, irado, não abra a sua boca para falar palavrões, responder de forma grosseira para quem quer que seja.

6. Fazer todas essas coisas com alegria, com prazer e fé, crendo que tudo o que você faz é para honra e glória do nome do Senhor e que Ele presenteia todos aqueles que O buscam (Hebreus 11:6).

Para meditar

Para meditar
"Os Teus ensinos são... mais doces que o mel"Sl.19.10

Louve!!

Louve!!
Está respirando??? Então...Louve.louve!!!

SEMEANDO

SEMEANDO
Pense nisso!!

Para meditar

Para meditar
Confiança

Tempo de oração

Tempo de oração
toda 2ªfeira das 7:00-8:00h pelos nossos Ministérios Hope Kids e Days of Joy