segunda-feira, 30 de maio de 2011

O PAI QUE PROTEGE (CULTO - 4ª FEIRA) - Daniel

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus a protege sempre.


Versículo: “O Senhor Deus ama tribo de Benjamim e sempre a guardará. Deus cuidará deles o dia inteiro e els viverão debaixo da sua proteção”Deut.33.12 (BLH)
*Quando ensinar o versículo, fale para cada criança substituir o nome Benjamim pelo dela(Ex: O Senhor Deus ama a Sara...)

Narre a passagem que fala sobre Daniel na cova dos leões Dn. 6:16-23. Explique para as crianças que Daniel passou por situações difíceis mas que em todos os momentos Deus estava com ele e o protegeu. Ensine que Deus também nos protege de todo mal.
(Certifique-se de que elas entenderam que Deus as protege todos os dias.)

Mensagem:

Havia um rei chamado Dario ele dividiu seu país em 120 províncias( estados) e escolheu 120 homens para governar. Um desses homens era Daniel, pois ele era um homem muito competente, que o próprio rei quis colocá-lo numa posição bem alta. Os outros ministros ficaramcom inveja de Daniel. Então fizeram o rei assinar uma ordem que:Ninguém poderia pedir nada a outro deus senão ao deus de Dario, quem desobedecesse iria ser jogado na covs dos leões.
Daniel soube da ordem do rei ele subiu foi para sua casa como de costume abriu a janela, ajoelhou e orou, dando graças ao seu Deus como costumava fazer três vezes por dia. Os inimigos de Daniel foram junto da casa dele e viram Daniel orando ao seu Deus. Então eles foram procurar o rei e contaram tudo o que eles tinham visto a respeito de Daniel. Aí o rei ficou muito triste e teve que cumprir a sua ordem.
Então, o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e o lançaram na cova dos leões.
De manhã, cedinho, ele se levantou e foi depressa até a cova dos leões. Ali, com voz muito triste, ele disse: — Daniel, servo do Deus vivo! Será que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, conseguiu salvá-lo dos leões?

Daniel respondeu: — Que o rei viva para sempre! O meu Deus mandou o seu Anjo, e este fechou a boca dos leões para que não me ferissem. O rei, muito alegre, mandou que tirassem Daniel da cova. Assim ele foi tirado, e viram que nenhum mal havia acontecido com ele, pois havia confiado em Deus. Então o rei Dario escreveu uma carta para os povos de todas as nações, raças e línguas do mundo.




A carta dizia o seguinte: “Felicidade e paz para todos! Eu ordeno que todas as pessoas do meu reino respeitem e honrem o Deus que Daniel adora. Pois ele é o Deus vivo, que vive para sempre. E Daniel continuou a ser uma alta autoridade no governo durante o reinado de Dario e depois durante o reinado de Ciro, da Pérsia.






Aplicação: Daniel era um homem qua amava a Deus, Não teve medo, sabia que Deus iria protege-lo em qualquer situação. Nós devemos ser como Daniel:confiar, que Deus está nos protegendo em todos os lugares.

 Atividade: Pintar o desenho “O Pai que protege”.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

O Fruto do Espírito

FRUTO DO ESPÍRITO

Material Necessário
Fita dupla-face (para colar os frutos)
Palavra JESUS
3 ramos de árvores
(1 ramo seco de galho de árvore com algumas folhas secas 2 ramos de árvores com folhas verdes)
Modo de Preparar
Monte três árvores. Depois de montadas, cada árvore deverá ser escondida em uma para que sejam mostradas apenas quando a respectiva mensagem for apresentada.(FAZER EM CARTOLINA OU DE TAMANHO PARA SER VISÍVEL POR TODAS AS CRIANÇAS)
Nº 1 - Uma árvore com algumas folhas secas.
Nº 2 - Uma árvore normal com algumas folhas verdes.
Nº 3 - Uma árvore bem coberta de folhas verdes (onde serão colocadas figuras de fruto aos galhos).
NOTA:
Com antecedência, fixe pedaços de fita adesiva dupla-face por toda a árvore, onde serão coladas o fruto.
Mensagem
Primeira Árvore
(Coloque a árvore seca . Mantenha as outras duas árvores ocultas.)

Esta árvore representa uma pessoa que não tem Jesus no coração. Veja como se parece com galhos secos. Efésios 2:1 e Gálatas 5:19, 20 descrevem a vida de uma pessoa assim (ler as passagens enquanto mostra as folhas secas, apresentando que tipo de atitudes mantém tal pessoa: ódio, brigas, mentira, inveja, etc.). A seguir, oculte essa árvore.







Segunda Árvore


(Mostre a árvore com folhas verdes.)
Esta árvore representa uma pessoa cristã. Veja como tem folhas verdes! Quando a árvore tem este aspecto, é sinal de que está viva. Essa pessoa foi purificada de seus velhos pecados – ira, inveja, etc. (aponte para a árvore), mas não vemos frutos nela. Oculte essa árvore também.





Terceira Árvore

(Mostre a árvore com os galhos e com muitas folhas, mas sem o fruto.)
Vejam! Nesta árvore há uma diferença! (Cole um fruto.) Este cristão está dando frutos porque permanece perto de Deusl (mencione João 15).
(À medida que os frutos estiverem sendo colocados na árvore, mencione que uma pessoa assim produz o verdadeiro fruto do Espírito, com todas as qualidades descritas em Gálatas 5:22, 23.)






1. Amor – Ele ama a Cristo e a seus semelhantes.
2. Alegria – Contagia outros com a sua alegria e dá testemunho da alegria que sente por ser um cristão.
3. Paz – Ele confia em Deus e entrega suas preocupações a Ele. Quando sente medo, refugia-se em Deus e em Cristo.
4. Longanimidade – Quando outras pessoas ficam bravas com ele ou não acreditam ao que ele diz, ele não se irrita nem se enfurece.
5. Benignidade – Ele nunca é falso ou mal educado – é bondoso para com todos.
6. Bondade – Ele está sempre pronto a ajudar os outros.
7. Fidelidade – Crê que Cristo pode salvá-lo. Lê a Bíblia e deposita sua confiança em Cristo.
8. Mansidão – entregou o controle de sua vida a Cristo.
9. Domínio Próprio – Procura comer, beber de acordo com os princípios bíblicos e age corretamente em tudo o que faz. Nunca participa de nada que lhe é ruim.
Coloque o nome de Jesus no topo da árvore (se necessário, cole-a com antecedência sobre um papelão para não dobrar). Este é o tipo de cristão que devemos ser – aquele que dá frutos e que permite que Cristo seja visto em sua vida.

REFLEXÃO// PARA CRIANÇAS
Uma criança que ama Jesus é aquela que conta aos amiguinhos tudo o que sabe sobre Ele, não somente através das suas palavras, mas através das suas brincadeiras, dos seus gestos e atos de bondade. Que tipo de criança é você? Com qual árvore você se parece? Com a árvore seca? Com a que só faz sombra? Ou com a que faz sombra, dá frutos e alimenta?

APELO
Quantos querem ser uma árvore bem bonita? Só Jesus pode nos ajudar a sermos esta bela árvore que dá muitos frutos - aquelas qualidades a que a Bíblia dá o nome de “Fruto do Espírito”.

ATIVIDADES
*Com 10 letras tem a palavra temperança = mansidão,precisa explicar para as crianças
Pintar a árvore, os frutos e colar
 
Fazer com as crianças com o molde da mão e com circulos preecher os gomos da UVA


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Lições 12 e 13 - Jó e Dorcas

Lição 12 - Longanimidade e mansidão -

Objetivo: As crianças entenderão que quando são pacientes e calmas demonstram o Fruto do ESPÍRITO

Assuntos: JÓ FOI PACIENTE E CALMO (Jó1;2;cap38-42)











 





Lição 13 - Benignidade e Bondade - Dorcas

Objetivo: As crianças aprenderão a importancia de serem bondosas, fazendo o bem a todas as pessoas, para que demonstrem o Fruto do Espírito SantoDorcas amava muito a Jesus. Ela era uma costureira. Costurava roupas lindas. Dorcas viu umas criancinhas com roupas velhas, velhas. Viu as mães das criancinhas com roupa toda remendada e disse: - “Vou costurar roupas novas para vocês!”Dorcas costurou uma porção de roupas bonitas. Deu-as para as criancinhas e para suas mamães.- “Muito obrigado pelas roupas!” – Disseram as criançasTodos na igreja amavam a boa costureira.
 
Assuntos:Dorcas, mulher bondosa(Atos 9.36-42)
Mas, um dia, que tristeza! Dorcas adoeceu e morreu.
As pessoas choravam muito vendo sua amiga morta.
Alguém lembrou: 
- “Pedro, o discípulo de Jesus, está numa cidade aqui perto. ElePode vir e nos animar e nos consolar com orações. Vamos Chamá-lo!”Dois homens foram depressa chamar Pedro.
Quando Pedro chegou, as mulheres, chorando, mostraram-lhe as roupas que Dorcas lhes tinha dado. Falaram de como ela era bondosa e amada por todos. 
Pedro pediu: 
- “Deixem-me sozinho aqui no quarto, ao lado do corpo de Dorcas.”
As pessoas saíram. Pedro ficou só. 
Ele orou e pediu que Deus fizesse Dorcas viver de novo. 
E Deus ouviu a oração de Pedro.
Dorcas voltou a viver.

Pedro a levou e a mostrou viva às pessoas. Foi uma alegria imensa.

A boa amiga Dorcas estava com elas outra vez.



















Aplicação:Como Dorcas, você pode ser um imitador de Jesus e ajudar aos que necessitam por amor a Ele.












segunda-feira, 16 de maio de 2011

Culto 4ª feira - DEUS É PAI -"O FILHO PRÓDIGO"

LIÇÃO 1: O PAI QUE AMA


Objetivo: Que a criança compreenda que Deus a ama.
Memorizar Leia João 3:16 e explique que Deus as ama ao ponto de enviar Jesus só para salvá-los.

Narre a História do Filho Pródigo (Lucas 15:11-32).
Enfatize o amor do Pai pelo filho e relacione com o amor de Deus por nós.
Seja criativa! Use materiais diversos papeis coloridos, lápis de cor, canetinhas, o material que você dispuser.
Deus te abençoe!

Objetivos educativos: Ao final da lição as crianças poderão:

·Sentir-se compreendidos e amados por Deus

·Saber que o amor de Deus nunca acaba.

Material:

·As figuras para ilustrar a parábola.

·Uma copia da atividade para cada criança.

Hora da História: Lucas 15:11-32

Conte a história e vá colando as imagens.

“Um homem tinha terras, muitos bens e trabalhava no campo. Ele tinha dois filhos .Certo dia o mais moço cansado de tanto trabalho, disse ao pai : “Pai, quero que o senhor me dê agora a minha parte da herança, o meu dinheiro”.(FIGURA 1) E o pai muito pesaroso repartiu os bens entre os dois filhos. Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntou tudo o que era seu e partiu para um país que ficava muito longe, ele queria se divertir, queria ser alguém importante e reconhecido. ( FIGURA 2 )
Ali viveu uma vida cheia de pecado e desperdiçou tudo o que tinha com pessoas más,que só estavam com ele por causa do dinheiro. ( FIGURA 3)
O rapaz já havia perdido tudo, e os seus amigos o abandonaram porque o dinheiro acabara. Então houve uma grande fome naquele país, e ele começou a passar necessidade, procurou ajuda, mas ninguém se dispôs a ajudá-lo. Então procurou um dos moradores daquela terra e pediu emprego. Este o mandou para a sua fazenda a fim de tratar dos porcos. (Figura 4 dos porcos) Ali, com fome, ele tinha vontade de comer o que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. Caindo em si, e muito arrependido o moço pensou: “Quantos trabalhadores de meu pai têm comida de sobra, e eu estou aqui morrendo de fome! (FIGURA 5) Vou voltar para a casa de meu Pai e dizer :“ Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho. Aceite-me como um de seus trabalhadores” Assim decidido a pedir perdão, saiu dali e voltou para a casa do pai.
Quando o rapaz ainda estava longe de casa, o pai o avistou. E, com muito amor pelo filho, correu, e o abraçou e o beijou. E o filho muito arrependido disse: “Pai, pequei contra Deus e contra o senhor enão mereço mais ser chamado de seu filho”
Mas o pai ordenou aos empregados: “Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Ponham um anel no dedo dele e sandálias nos seus pés. Também tragam e matem o bezerro gordo.( FIGURA 6) Vamos começar a festejar porque este meu filho estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado”.

Assim é Deus. Como um verdadeiro e amoroso Pai. Sempre está de braços abertos, prontos para nos perdoar e nos receber de volta. Não importa quanto tempo você fique longe, o amor do Pai nunca muda. Esse é o amor de Deus por nós, eterno.

Aplicação:
Nesta história aprendemos que não importa a gravidade dos nossos pecados ou erros.
Sempre que nos arrependemos Deus nos perdoa e restaura. Ele é aquele pai compassivo e amoroso que nos recebe de volta, e ainda faz uma grande festa em comemoração!

Oração: Ore com as crianças agradecendo a Deus por Ele noas amar dando seu único Filho para morrer por nós.

 




 
Atividade: para os menores colorir o desenho e maiores completar as atividades.


sexta-feira, 6 de maio de 2011

Lição 11 - Alegria e Paz - Neemias


Titulo: Alegria e paz
Objetivo: As crianças aprenderão que a alegria e paz são partes do fruto do Espírito Santo e independem das circunstancias
Assuntos: Deus deu paz e alegria a Neemias(Neem1;2;4;6;8.1-10)

terça-feira, 3 de maio de 2011

DIA DAS MÃES

Seguem sugestões de cartões para o "Dia das Mães"
No domingo, após a lição Bíblica, podemos confecionar cartões para as crianças darem para as mães.




 

Para meditar

Para meditar
"Os Teus ensinos são... mais doces que o mel"Sl.19.10

Louve!!

Louve!!
Está respirando??? Então...Louve.louve!!!

SEMEANDO

SEMEANDO
Pense nisso!!

Para meditar

Para meditar
Confiança

Tempo de oração

Tempo de oração
toda 2ªfeira das 7:00-8:00h pelos nossos Ministérios Hope Kids e Days of Joy